Fotos: Paulo Jamir
Na manhã desta sexta-feira (28), foi realizada a Formatura dos Alunos do XXI Curso de Polícia Ambiental (CPA) da PMDF.
O curso foi realizado com a participação de 32 alunos, sendo 30 policiais dos batalhões da PMDF, uma aluna major da Polícia Militar do Mato Grosso e uma capitã da Polícia Nacional do Paraguai.
Estiveram presentes na solenidade, o Coronel QOPM Rodrigo Moreira, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, representando o Comandante-Geral; os coronéis da República Dominicana e da Colômbia, ambos Adidos Militares e policiais das respectivas Embaixadas, o Administrador Regional da Candangolândia, Pablo Valente, dentre outras autoridades militares e civis.
“Com esta formatura, temos hoje, aproximadamente 96% do efetivo cursado, onde o CPA é o primeiro e mais importante curso, pois é a partir do CPA que partimos do não saber para o saber, e agora, ao colocar os conhecimentos em prática na rua, na defesa da nossa sociedade e meio ambiente, é que os senhores colocarão em pratica o fazer saber”, disse o Comandante da unidade, o Tenente Coronel Fábio Pereira.
O Curso de Polícia Ambiental tem por objetivo habilitar o policial militar a desempenhar as atividades de polícia ambiental, na forma da lei, bem como proporcionar conhecimentos e experiências no sentido de formar atitudes favoráveis às condições culturais, naturais, urbanas e rurais na temática ambiental.
Durante a realização do curso, os policiais receberam conhecimentos fundamentais sobre a proteção e preservação do meio ambiente, e o papel das forças policiais nesse processo.
A formatura deste curso é um marco importante tanto para a PMDF quanto para as demais instituições envolvidas, pois demonstra o compromisso desses policiais com a proteção do meio ambiente e a construção de um mais justo e equilibrado.