Por Adriana Machado SSP/DF

Espaço já integrou estrutura da SSP/DF. Em 2017, voltou a integrar a estrutura administrativa da PMDF

A galeria com fotos de ex-comandantes do Centro de Operações (Copom), da Polícia Militar do DF (PMDF), foi inaugurada nesta quarta-feira (15). O espaço funciona nas dependências do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF).

“Esta é uma homenagem merecida, pois comandar um espaço como este, que recebe todos os chamados emergenciais da PMDF é uma responsabilidade muito grande. Parabéns por esta iniciativa”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que participou da cerimônia.

O comandante-geral da corporação, coronel Klepter Rosa, integra a galeria do Copom, por ter comandado o local em 2019. O subtenente Edson Amador, policial militar da reserva, também foi homenageado. Ele ocupa funções de teleatendimento e despacho de ocorrências há 23 anos.

Histórico

O Copom foi criado em 1975 e funcionava nas dependências do comando-geral da corporação, no Setor Policial Sul.  Em 2003, passou a integrar a estrutura da SSP/DF, por meio da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), que concentrava também as ligações de instituições, como o Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), por meio do 193, e Defesa Civil , pelo 199.

Em 2017, voltou a integrar a estrutura administrativa da PMDF, mas as instalações permanecem no Ciob, para facilitar o atendimento e cooperação com outros órgãos de segurança e do Governo do Distrito Federal (GDF). Desde que retornou para a corporação, foi comandado por quatro policiais. Atualmente, o tenente-coronel Émerson Almeida coordena o local.

Atendimentos

Em 2022, o número de chamados para central 190 foi de cerca de 403 mil atendimentos.