*Com informações da Secretária de Segurança Pública

A terceira edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), projeto que integra o Programa DF Mais Seguro, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), acontece no Gama. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (29), no estacionamento da Biblioteca Pública do Gama, às 11h, com a presença dos chefes e gestores da Segurança Pública do DF.

Haverá reforço do policiamento na região até o próximo domingo (3) e a oferta de serviços e realização de ações sociais que seguem até sábado (2). Durante este período, CSP contará com a participação ativa e integrada das forças de segurança – Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF – e demais órgãos e instituições parceiras, como a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), com a fiscalização de apenados, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de ações de fiscalização de trânsito.

Nesta edição contará ainda com a atuação das Secretarias da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça (Sejus) e DF Legal; do Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

“A Cidade da Segurança Pública a gente trás as forças de segurança pública mais próxima a nossa comunidade. Onde temos a oportunidade não só de trazer alguns serviços que as forças prestam, como a Polícia Civil com a Identidade Solidária, o Detran com seus serviços, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros demonstrando também os seus efetivos, a Polícia Penal também participando de forma efetiva, ou seja, estando mais próximo da comunidade e trazendo e realizando realmente segurança pública. Durante esse período nós vamos estar aqui de quarta até sábado com a cidade. Além das forças de segurança estarem presentes nos estamos trabalhando desde o início da semana reforçando o policiamento e trabalhando de forma efetiva em pontos críticos da cidade atuando tanto nas áreas de prevenção quanto de repressão”. Avaliou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Estiveram presentes na solenidade de Inauguração da cidade de Segurança Pública no Gama, o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Júlio Danilo, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, a Administradora Regional do Gama, Joseane Araújo Feitosa Monteiro, a Secretária de Estado da Mulher, Ericka Filippeli, o comandante-geral do CBMDF, coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim, o Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodiney Miranda, o Deputado Distrital, Daniel Xavier Donizete, dentre outras autoridades civis e militares.

Escolha das regiões

As cidades escolhidas para realização da CSP seguem diferentes critérios, entre eles a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais feitas pelos setores de estatística e inteligência, perfil socioeconômico da região e mapeamento de desordens. No caso do Gama outros fatores foram levados em consideração, como a presença da área rural na extensão da região e a proximidade com o Entorno.

Mapeamento de desordens

A Unidade de Políticas Públicas (UPP), da SSP/DF, fez a identificação prévia de desordens, como lixo e entulho descartados incorretamente, mato alto e falta de iluminação adequada, e encaminhou para a administração regional a fim de facilitar a eficácia das ações.

Policiamento

O Departamento Operacional (DOP), da PMDF, empregará tropas especializadas, como os Batalhões de Policiamento com Cães (BPCães), de Aviação (Bavop), de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Batalhão Rural. As ações serão coordenadas com o 9º Batalhão da PMDF, responsável pela região.

 “Até o próximo domingo faremos abordagens pessoais e de condutores, para verificação de mandados de prisão em aberto e alcoolemia. Todas as ações serão somadas às atividades ordinárias do batalhão local, que empregará todo o efetivo nas ações voltadas para CSP. Teremos ações pontuais e coordenadas com base em pontos quentes, ou seja, com grande incidência de ocorrências criminais, ou seja, com maior incidência criminal, com base em análises de dados produzidos pela SSP/DF e pela corporação”, explica o chefe do DOP, coronel Jorge Eduardo Naime.

DF Livre de Carcaças

A operação DF Livre de Carcaças será realizada na cidade para colaborar com a ação de combate à dengue na região, a partir da retirada de carros abandonados em vias públicas. A previsão é que sejam retiradas dez carcaças da região, de acordo com o mapeamento. Coordenada pela SSP/DF, a operação, que já retirou 793 carcaças do DF, desde que a operação foi lançada, em fevereiro de 2020.

Ações sociais e serviços

Durante a semana serão realizadas ações voltadas para o atendimento ao público, como emissão de carteiras de identidade, visitas ao Museu de Drogas da PCDF, Deam Móvel e palestra com orientações de primeiros socorros. Serão emitidas 50 carteiras de identidade por dia, entre quarta (29) e sábado (2). Além disso, haverá palestras e ações voltadas para prevenção à criminalidade.

A programação inclui, ainda, visitas ao Museu de Drogas (PCDF), exposições e banda de música (CBMDF), palestras do Programa de prevenção à Violência Doméstica e Familiar (PROVID/PMDF) e Prevenção às Drogas e Violência (Proerd/PMDF), ações educativas e serviços do DETRAN, Ônibus da Mulher (SMDF), Posto de Atendimento BRB, emissão de segunda via/religação de energia/cadastro para tarifa social (serviços Neoenergia BSB), consulta ao Sispen, para parente de pessoas privadas de liberdade, testagem sorológica e aferição de pressão e glicemia (SES), isenção de taxa de RG (Sedes) e ações educativas voltadas ao público infantil (Defesa Civi).

Fotos: Paulo Jamir e Fabri do CCS