Fotos: SGT Milhomem/CCS/PMDF

O destaque da semana é a Equipe Charlie do Grupo Tático Motociclístico (GTM 23) do 3.° Batalhão de Polícia Militar, localizado na Asa Norte, Distrito Federal. A equipe é composta pelo 3° sargento Moreno e pelos Soldados Thalison e Gomes Silva, policiais militares especializados em combater a criminalidade sobre duas rodas.

 

 

O policiamento motociclístico se destaca pela agilidade, mobilidade e celeridade no atendimento das mais diversas ocorrências. As áreas atendidas pelo GTM 23, que são Asa Norte, Noroeste, SOF Norte, SAAN, UNB, SMU e Setor de Clubes Norte, muitas vezes apresentam algumas características que dificultam a mobilidade policial por serem áreas de trânsito intenso de veículos, bem como por conter terrenos irregulares, becos, buracos e vielas. No entanto, os policiais demonstram técnica e capacidade diante de tais dificuldades, atuando em trechos de maior incidência criminal e chegando com maior velocidade em locais que, com maior dificuldade, uma viatura de quatro rodas chegaria.

A equipe já se destacou durante os 4 primeiros meses do ano de 2023, apresentando alta produtividade e um trabalho de excelência, o que soma diversas ocorrências de sucesso. Foram 117 atendimentos de ocorrências, 6 flagrantes, 6 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO,s), restituição de 2 veículos furtados ou roubados com a devida restituição aos seus legítimos proprietários e 2 apreensões de armas de fogo.

Os números mostram o empenho no serviço e a união dos integrantes da equipe que acreditam e confiam um nos outros, bem como na missão a ser realizada pela Polícia Militar. A equipe dialoga e pontua diariamente os fatores que podem ser melhorados, bem como aqueles que devem ser mantidos. “A partir disso, entendemos que o patrulhamento ostensivo é o mínimo que podemos fazer. No entanto, esse mínimo já é mais que necessário para impedir e coibir crimes”. Disseram os membros da equipe.

Dentre as diversas ocorrências atendidas rotineiramente, houve uma de repercussão nacional, na qual o GTM 23 prendeu, na Asa Norte, um dos principais líderes da facção Comboio do Cão no Distrito Federal. Ele é considerado de alta periculosidade e possui extensa ficha criminal. Os policiais flagraram o homem conduzindo um VW/Passat, realizando manobras perigosas na altura da 708 da Asa Norte. O veículo foi seguido e interceptado. No interior do veículo foi encontrada uma pistola calibre 380 com mira a laser e 13 munições intactas.

Frequentemente, “a equipe não volta para casa com dúvidas”. Se houver fundada suspeita, será feita a abordagem e a busca pessoal, o que gera em torno de 8 abordagens por serviço.

A Polícia Militar do Distrito Federal, sempre zelando pelo cumprimento do seu dever, orgulha-se em homenagear a atuação de todos os seus policiais militares que trabalham incansavelmente a fim de proporcionar cada vez mais tranquilidade e segurança para todos os cidadãos do Distrito Federal.