Fotos: Millai Farkas/CCS/PMDF
Nesta segunda-feira (19) pela manhã, foi realizada, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Policial Militar Feminina do DF, com iniciativa do senhor João Hermeto de Oliveira Neto, Deputado Distrital. A comemoração foi antecipada devido ao recesso da CLDF.
Na brilhante solenidade, autoridades que ali estiveram, discursaram sobre o papel fundamental da mulher, tanto na sociedade em geral como na corporação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O Deputado Hermeto, autor da Lei 6.285, de 8 de abril de 2019, que instituiu o dia da Policial Militar Feminina no DF, para a data de 1° de julho, concedeu algumas palavras e estava visivelmente feliz com o momento marcante. “A presença da mulher na Polícia Militar representa a democratização. A mulher é capaz de tudo, traz competência, determinação e coragem. São conquistas muito importantes”, declarou Hermeto. Ele também fez questão de citar a Coronel Ana Paula Barros Habka, primeira mulher Chefe do Estado-Maior, uma marca tão gloriosa.
Outro belo discurso foi o da senhora Marcela Passamani, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, que destacou a força, garra e determinação das Policiais Militares Femininas, corroborando seu compromisso com as mulheres da corporação. “Tenho em vocês referências de força, feminilidade e determinação. Temos que nos ver assim, e que possamos caminhar de mãos dadas, sabendo que estamos abrindo espaço para outras mulheres que chegam para somar”.
Por fim, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, (Coronel Klepter Rosa Gonçalves), a Chefe do Estado-Maior, Coronel Ana Paula Barros Habka, prestou suas considerações no evento. De acordo com ela, nesse meio majoritariamente masculino, muitas mulheres estão superando as dificuldades, com muito estudo, treinamento e esforço, tendo totais condições de trabalharem em todos os setores da corporação. “Na época em que entrei para a polícia, as mulheres não podiam assumir todas as funções. Hoje, me sinto representando, com muito orgulho, cada uma das senhoras. Podemos conquistar nossos sonhos e chegar aonde quisermos”.
Ainda segundo a Coronel, em um primeiro momento, “viemos com a intenção de humanizar o lado do policial militar. Mas hoje em dia, não só humanizamos, como enfrentamos, como todos os homens, qualquer função. Seja dirigir uma viatura, fazer abordagens na rua, ou trabalhar no setor administrativo. Meu papel hoje é pensar na polícia do futuro, e para isso, preciso da ajuda de cada uma”.
Ao final da solenidade, as policiais femininas foram agraciadas, recebendo moções de louvor em homenagem ao Dia da Policial Militar Feminina do Distrito Federal. A mesa foi formada pela CEL QOPM Ana Paula Barros Habka (Chefe do Estado-Maior), TC QOPM Larissa Cristiane de Jesus (representando o Secretário de Segurança), Marcela Passamani (Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania), Jackeline Domingues de Aguiar (representando a Secretária Giselle Ferreira), CEL QOPMSM Juliana Rocha Amorim Monção (Chefe do Centro Médico do Distrito Federal), SD QPPMC Rebeca Lima de Oliveira, Dr. Maurício do Amaral (Secretário de Relações Institucionais) e Deputado Distrital João Hermeto de Oliveira Neto.