É com pesar que a Polícia Militar do Distrito Federal comunica o falecimento do 3ºSGT reformado Antônio Rita Xavier de 93 anos. Ele lutava contra o câncer e no Hospital Santa Lúcia Norte e veio a óbito, às 10h35 deste domingo (7).
Nascido em Itacuruçá-RJ, ingressou na Polícia Militar do antigo estado da Guanabara, em 1953, sendo transferido para Brasília por ocasião da mudança da capital Federal para o Planalto Central. Como policial militar, ajudou a fundar a Companhia de Guardas de Sobradinho, antiga CG e atual 13° BPM. Como veterano, teve a honra de ser homenageado pela corporação em diversas oportunidades. A chácara da Polícia Militar em Sobradinho (Santa Rita) carrega seu nome. Outro momento emocionante, que merece ser relembrado, foi a homenagem prestada pelo pelotão Ômega, do CFP 8.
Pai de 13 filhos (dentre os quais 4 policiais e uma funcionária civil da PMDF), diversos netos e bisnetos, deixou um verdadeiro legado familiar. Amava a Polícia Militar e rejubilou-se ao ver seu neto ingressar na corporação, no CFP 7, compondo a terceira geração de policiais militares na família.
O sepultamento será no dia 8 de Janeiro, às 15h00, no cemitério de Sobradinho-DF. A PMDF se solidariza com a família e amigos neste momento de dor. O veterano combateu o bom combate e guardou a fé, agora está nos braços do Pai.