Durante patrulhamento no Setor Norte da Cidade Estrutural, a equipe GTOP 35 da PMDF avistou um grupo de homens que demonstraram nervosismo ao perceberem a presença da viatura. Ao verificar o chão, os policiais encontraram uma porção de maconha e, imediatamente, abordaram os indivíduos. Nada a mais de ilícito foi encontrado com eles, mas, ao questionar a quem pertencia a droga, um menor de idade assumiu a propriedade.
O jovem foi indagado se estava envolvido com tráfico de drogas, ao que ele respondeu afirmativamente, informando que possuía mais entorpecentes em sua residência. Diante dessa informação, a equipe policial se deslocou até a casa do menor. Lá, fizeram contato com a mãe dele, que autorizou a busca na residência.
Durante as buscas, a equipe recebeu uma denúncia via COPOM sobre um indivíduo que traficava drogas e possivelmente estava armado no endereço que estava sendo investigado, além de informações de que o menor e sua mãe guardavam um carro no bairro Santa Luzia. Seguindo a denúncia, os policiais foram até o local indicado.
Ao chegar ao endereço, a mãe do menor explicou que apenas guardava o carro no lote e que ninguém residia ali. No entanto, os policiais visualizaram uma rede por cima do muro, de onde emanava um forte cheiro de maconha. Usando uma haste, conseguiram alcançar duas sacolas sobre o muro. Diversas porções de maconha foram apreendidas, além de uma peça maior da mesma substância. Também foram encontradas mais de 100 munições calibre .38 e uma quantia em dinheiro em espécie, composta por notas de valores baixos.
Diante dos fatos, a equipe se dirigiu à DCA1 para registrar a ocorrência. Devido à presença de dois cães pitbulls no lote, que representavam um perigo, foi necessário usar a haste para alcançar os objetos ilícitos.