Na noite desta quinta-feira (3), 69 oficiais superiores da Polícia Militar do Distrito Federal concluíram o curso que é pré-requisito para alcançar o último posto da carreira. A formatura ocorreu no auditório do Colégio militar Tiradentes no Setor Policial Sul.

 

Prestigiaram o evento, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e sua esposa, Mayara Rocha, o vice-governador, Paco Brito e sua esposa, Ana Paula, o deputado distrital, líder do governo, Hermeto, o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos, dentre outras autoridades civis e militares.

 

Os oficiais, 62 combatentes e sete oficiais do quadro da Saúde, têm, em média, 23 anos que estão nas fileiras da corporação.

 

O Curso de Altos-Estudos (CAE) titula os policiais em pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública e é pré-requisito essencial para alçar ao posto da carreira, coronel, ou seja, fazer parte do Alto Comando da corporação.

 

A pós-graduação teve carga horária de 480 h/a e durou aproximadamente cinco meses. Sem prejuízo do serviço ordinário, os oficiais tiveram instruções voltadas para gestão, pois serão os comandantes e chefes de unidades do Alto Comando.

 

A turma denominada “Coronel Edes Costa”, in memoriam, primeiro comandante da Academia de Polícia Militar do Distrito Federal, homenageou o coronel da reserva remunerada Renato Costa, que é filho do coronel Edes.

 

A coronel Karla, atual comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília lembrou os discentes: “Senhores preparem-se ainda mais e com o ânimo sempre forte, ocupem os espaços, liderem. As suas responsabilidades estão sendo ampliadas, não se contentem apenas em enfrentar as adversidades, vençam-nas em nome da sociedade a qual servimos”.

 

Já o deputado Distrital Hermeto, que serviu durante 30 anos na Polícia Militar, falou da satisfação de estar presente na solenidade e lembrou de sua carreira na corporação, chegando a topo da graduação das praças.

 

Em seu discurso, o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos, agradeceu o empenho do governador Ibaneis em proporcionar mais especialização para a tropa: “As nossas academias não pararam mesmo na pandemia”.

Por último, o governador Ibaneis se dirigiu a todos os policiais presentes: “Recentemente tivemos os números em que demonstram que o Distrito Federal é uma das unidades da federação mais seguras que nós temos no país, isso graças à excelência do trabalho que vocês prestam juntamente com toda a corporação”. Por fim, disse que não medirá esforços para que o Distrito Federal continue tendo a melhor segurança do Brasil.

Fotos: Wander Vieira