Neste sábado (15/04), a Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA/PMDF), por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) e dos alunos do XXI CPA 2023, realizou uma apreensão de pássaros silvestres em Samambaia.
Durante patrulhamento na região, foram encontradas gaiolas com pássaros silvestres em áreas externas de duas residências. Ao realizar fiscalização, foram localizados três pássaros da fauna silvestre criados irregularmente em cativeiro.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), a criação de animais silvestres em cativeiro é crime. Diante disso, foram confeccionados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) no local pelos crimes ambientais.
Os pássaros apreendidos, sendo um canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola) e dois periquitos-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri), serão encaminhados ao BPMA e posteriormente ao CETAS/IBAMA para destino.
Os infratores responsáveis pela criação irregular dos animais foram autuados e responderão judicialmente pelos crimes ambientais cometidos. A PMDF reitera seu compromisso com a proteção da fauna e flora do Distrito Federal, realizando ações de combate aos crimes ambientais e preservação do meio ambiente.