Na última quarta-feira (05), o Batalhão de Policiamento Rural (BPR) da PMDF, por meio do “PROGRAMA GUARDIÃO RURAL” atingiu a marca histórica e bastante gratificante de 800 propriedades rurais cadastradas.
São Policiais Militares dedicados que visitam diariamente e mantém um canal direto para garantir a segurança e a paz de cidadãos trabalhadores, fortes e essenciais para o funcionamento das atividades rurais do Distrito Federal. Com produtores e distribuidores agrícolas que movimentam grandes valores e empregam inúmeras famílias. Ou seja, homens e mulheres honradas que levam alimentos às mesas da população da Capital dos Brasileiros.
Para fazer parte do Programa Guardião Rural, além de cumprir alguns requisitos básicos como não estar vazia, ser produtiva, ter destinação rural, ter no mínimo 02 hectares (PDOT), os moradores/produtores devem estar atentos à prevenção criminal, vigilância natural, controle de acesso, reforço territorial e manutenção da segurança de sua propriedade com itens tais como câmeras de segurança, sensores de movimento, cães e outros animais de guarda, cercas eficazes, portões, porteiras e grades, entre outros.