Na manhã desta segunda-feira (08/05), a equipe do Grupo Tático Ambiental (GTA) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a autuação de um indivíduo por crime contra a fauna, na região administrativa de Sobradinho, no Distrito Federal.
A denúncia foi feita através do número de emergência 190 (COPOM) e a equipe do GTA foi acionada para verificar a situação. Ao chegar ao local, foi visualizada uma gaiola com uma armadilha dentro, que havia aprisionado um sagui do tufo preto (Callithrix penicillata). O morador do local foi identificado e assumiu a conduta delituosa.
O indivíduo foi autuado pelo crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, por apanhar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão do órgão competente. Foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela PMDF.
Após a autuação, a equipe policial entrou em contato com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realizar a soltura do animal. O sagui estava sadio e sem ferimentos, e foi solto no mesmo local, respeitando as características do espécime de viver em grupo de 03 até 15 indivíduos.
A PMDF destaca a importância da conscientização da população para a preservação da fauna e da flora, bem como o compromisso da instituição em garantir a segurança e a proteção do meio ambiente. O GTA é uma equipe especializada da PMDF, que tem como objetivo atuar em casos que envolvem crimes ambientais e proteção da biodiversidade.