Fotos: Paulo Jamir/CCS/PMDF
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, entregou ao Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Junior, a Medalha Tiradentes, grau Grã- Cruz. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira-feira (9) no Gabinete do Comandante da Aeronáutica.
O Comandante-Geral da PMDF comentou sobre o que simboliza a entrega da mais importante distinção da PMDF ao Comandante da Aeronáutica. “O senhor está recebendo esta medalha principalmente pela grande parceira que a Força Aérea Brasileira tem sido da PMDF ao longo dos anos. Temos grandes estruturas da FAB que sempre colaboram conosco, como o VI COMAR, dentre outras organizações. Gostaria, também, de colocar a nossa Polícia Militar à disposição da Força Aérea”, destacou o Coronel Vasconcelos.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica ressaltou a honra de ser agraciado com a medalha da PMDF no seu mais alto grau. “Recebo esta comenda principalmente em nome da Força Aérea Brasileira, como representante de quase 70 mil homens e mulheres da nossa Força. E ratifico a nossa parceria. A expressão ‘Juntos somos mais fortes’, tem que ser aplicada em cada uma das corporações que fazem do Estado brasileiro ser mais forte em prol da nossa sociedade. Conte sempre conosco porque juntos vamos fazer uma sociedade mais forte. Muito obrigado pela proteção que a PMDF dá a todos nós diuturnamente”, reforçou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.
A entrega da medalha ao comandante da FAB ocorreu de forma excepcional, uma vez que ele não pode comparecer, por motivo de agenda, na cerimônia de entrega da medalha que ocorreu no dia 27 de setembro de 2021.
Além da Medalha Tiradentes, o Comandante-geral da PMDF e o Tenente-Brigadeiro trocaram moedas comemorativas das suas respectivas corporações.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF, coronel Edvã Souza, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita e o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro- do- Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior, dentre outros oficiais da PMDF e da Aeronáutica.
A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier
A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo decreto nº 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.
A Ordem consta dos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro, com a finalidade de condecorar os policiais militares do Distrito Federal, os militares das demais corporações militares – nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, os civis e as pessoas jurídicas de direito público ou privado, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam altamente relevantes e recomendem o reconhecimento da PMDF.