O Distrito Federal registrou 54 ocorrências de roubo/furto em comércio em 2021, dados da Secretária de Estado de Segurança Pública. Um pequeno aumento em relação ao mesmo período de 2020 que registrou 51 ocorrências.

Para evitar que mais comerciantes sejam vítimas dessa modalidade criminosa, a PMDF dá uma série de dicas para que diminua consideravelmente o número de vítimas deste crime de oportunidade.

Mantenha-se atento e vigilante

As pessoas distraídas são as principais vítimas de crimes como furto e roubo.

Observe o comportamento dos clientes. Criminosos nem sempre são objetivos. Às vezes eles retardam suas ações buscando um movimento de distração das vítimas.

Ao suspeitar da postura e/ou das ações de um cliente, aborde-o e ofereça-lhe auxílio. Se você identificar qualquer volume que possa ser uma arma, discretamente, ligue para 190.

Cuidados com o ambiente

Mantenha as imediações do comércio em boas condições de cuidado e manutenção. Isso denota territorialidade e inibe criminosos.

Instale ou reforce fechaduras e itens que dificultem o acesso ao estabelecimento no período em que não estiver funcionando.

Dê preferência a portas de vidro ou grades vazadas.

Invista também em vigilância formal como câmeras de segurança e alarmes.

Certifique-se de que não há pontos cegos no interior do estabelecimento e em suas adjacências.

Invista na melhoria da iluminação no interior do estabelecimento comercial.

Conheça os policiais

Procure fortalecer as relações com os lojistas vizinhos e com a polícia. Conheça os policiais que patrulham sua comunidade para buscar ações e soluções compartilhadas.

No estabelecimento

Evite o posicionamento estático dos funcionários. É importante que eles se movimentem no interior do estabelecimento.