Para os foliões matar a saudade e aproveitar o carnaval depois de dois longos anos sem eventos carnavalescos em Brasília, a Polícia Militar do Distrito Federal preparou um esquema especial de policiamento intensificado para todos os dias de folia.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a expectativa é de que mais de 170 blocos de rua participem do Carnaval do DF. Neste ano, os eventos vão celebrar a paz, a inclusão, a tolerância e a diversidade.

O efetivo policial, incluindo os policiais militares que normalmente trabalham em atividades administrativas, será empregado nas ruas para a intensificação do policiamento ostensivo em todas as regiões administrativas.  A corporação atuará ostensivamente na prevenção e repressão de delitos que coloquem em risco a segurança do público ou a normalidade dos eventos.

Para facilitar a atuação efetiva da corporação, a PMDF terá a Cidade Policial a qual será instalada do dia 17 a 21, no estacionamento norte na torre de TV e de 18 a 20 de fevereiro, no Taguapark. A cidade contará com o comando móvel da corporação e servirá como ponto de apoio para os policiais, de onde os eventos serão monitorados.

O policiamento contará com as unidades especializadas da corporação, como BPchoque, Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Policiamento com Cães e Batalhão de Aviação Operacional.

A festa promete levar, durante o feriado e no pós-carnaval, mais de 1,5 milhão de pessoas para as ruas.  O evento prevê oito dias de folia. A programação completa do “Carnaval da Paz” pode ser acessada pelo  site da secretaria de de cultura do DF.

 

As dicas básicas de segurança são:

Carnaval

– Cuidado com os celulares. Infelizmente, ainda há furtos desses equipamentos, principalmente em aglomerados de pessoas e festas, portanto não use o celular no meio da multidão, guarde-o em local seguro;

– Evite expor objetos de valor e não leve para festa objetos de valor como joias e relógios.

– Carregue apenas o necessário: documento com foto, pouco dinheiro em espécie e um cartão com limite pré-determinado;

– Escolha roupas com bolsos laterais, preferencialmente com velcro. Uma opção para guardar cartões e dinheiro são as doleiras.

– Alimente-se bem. Antes de cair na folia;

– Hidrate-se;

– Não aceite bebidas de desconhecidos;

– Ande sempre em grupo. Pessoas sozinhas são alvos fáceis para furtos

Crianças

– Manter total atenção às crianças;

– Deixar com a criança identificação com nome, telefone, endereço dos pais ou responsável;

 – Evitar locais com grandes aglomerações.

Veículos

– Dê preferência para o transporte público. Se for dirigir, não beba;

– Não deixar objetos de valor no interior do carro;

– Não estacionar em locais escuros e isolados;

– Não falar ao celular quando estiver dirigindo;

– Usar cintos de segurança em todos os ocupantes do veículo;

– Respeitar o limite de velocidade e todas as demais leis de trânsito.

Casa

– Não deixe luzes acessas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas.

– Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente em um intervalo de tempo determinado. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.

– Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Isso evita que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo o risco de incêndios.

– Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.

– Cuidado também com o que você divulga em redes sociais. Pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque.

– Não conte a estranhos ou a pessoas em quem não confia plenamente que vai viajar. Mesmo vizinhos com quem você mantém boa relação podem, sem má intenção, comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento das pessoas erradas.

– Mesmo assim, vale contar caso tenha um vizinho de grande confiança, alertando para que não repasse a informação e pedir para ele ficar atento a qualquer coisa estranha. Não se esqueça de deixar seu telefone de contato, caso ele tenha que avisar algo.

– Se for se ausentar por muito tempo, deixe uma cópia das chaves com alguém de confiança para que recolha a correspondência. Cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casas vazias.