Na manhã desta quinta-feira (29), o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, junto com os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha, secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, o superintendente regional da Polícia Federal do Distrito Federal em exercício, Marlon Cajado, Diretor -Geral da Polícia Civil do DF, Delegado Robson, comandante-geral do CBMDF, Alan Araújo, concederam entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Buriti.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), atenta à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, montou um esquema de segurança especial com o objetivo de proporcionar maior segurança e tranquilidade nas festas de fim ano e atos de posse presidencial e do Governo do Distrito Federal que ocorrerão na área central de Brasília.

A corporação vai mobilizar todo efetivo disponível em condições como as tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais. Os policiais militares serão empregados em linhas de revistas e controle de público nos dias de evento. Os prédios públicos contarão, ainda, com segurança própria.

“Viemos para tranquilizar a população. Estaremos empregando todo o efetivo da PM disponível operacionalmente para garantir que os eventos do réveillon e as posses ocorram com tranquilidade. A população pode comparecer aos eventos  e a posse, será uma grande festa. Estaremos lá”, disse O comandante-geral da (PMDF), coronel Fábio Augusto.

Réveillon

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPRV) em ação conjunta com Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficarão responsáveis pela organização, bloqueios e fluxo do tráfego, operações de sinalização, controle, fiscalização de trânsito e apoio à travessia de pedestres.

 Os shows da virada de ano ocorrerão no Eixo Cultural Ibero-americano, próximo à Torre de TV. Os eventos serão realizados na sexta-feira (30) e no sábado (31), das 15h às 2h, abrangendo a Praça dos Orixás (Prainha), o Eixo Cultural Ibero-americano e os estacionamentos do ginásio Cláudio Coutinho (Sobradinho) e do estádio Bezerrão (Gama), além da Praça da Bíblia, em Ceilândia.

A partir das 17h de sexta (30), o trânsito na via N1/S1, entre a Funarte e a Torre de TV, estará fechado nos dois sentidos. Como alternativa, o BPTran sugere o retorno na via de ligação entre a W3 Norte e a W3 Sul.

Para garantir maior segurança na passagem de pedestres, a via S2 estará interditada, entre as 17h e às 2h, no trecho entre a S1 e a rotatória do Brasil XXI.  Policiais da PMDF e agentes do Detran/DF apoiarão a travessia e também trabalharão para coibir infrações, como alcoolemia e estacionamento irregular.

Como sugestão de estacionamento recomenda-se o Parque da Cidade (estacionamentos  12 e 13), a Torre de TV, o Setor Hoteleiro Norte e Sul e as vagas do Brasil XXI.

Posse 

A Esplanada dos Ministérios será bloqueada a partir das 5h, do dia 30, para a cerimônia de posse do presidente da República eleito. A previsão é de que a festa popular comece às 10h, com a presença de vários artistas.

As vias N1 e S1 ficarão bloqueadas para o trânsito de veículos. Os organizadores da operação preveem que a região central de Brasília receba o público rotativo estimado de 300 mil pessoas.  

Na madrugada de sábado (31), as vias N2 e S2 também serão fechadas. Somente veículos credenciados poderão circular na Esplanada. O bloqueio da S1 será a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Os motoristas que estiverem na L2 Norte não poderão acessar a Esplanada.

O acesso de pedestres, no dia 1º, será somente pela N1. Não será autorizado o acesso pela S1 ou pelas escadarias dos ministérios.

A PMDF realizará revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e, eventualmente, em meio ao público. Por questões de segurança, será feito controle de acesso à Praça dos Três Poderes. A entrada ao local poderá ser feita até 12h30, ou até atingir o público de cerca de 30 mil pessoas, conforme avaliação das autoridades de segurança pública.

“Aquelas pessoas que queiram ingressar na Praça dos Três Poderes para acompanhar a subida do presidente eleito na rampa deverão fazer até 12h30 porque, a partir daí, vamos encerrar o acesso. Será limitado a 30 mil pessoas. É o que a Praça dos Três Poderes comporta de maneira segura”, informou o Secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo.

Segundo os protocolos de segurança, caso haja movimentos antagônicos ao governo eleito durante o período que compreende o planejamento de segurança, esse público será direcionado para o Eixo Monumental, na altura da Catedral Rainha da Paz. Não será autorizado carro de som ou trio elétrico na região da Esplanada.

O esquema de policiamento montado pretende inibir essas manifestações e garantir a integridade física do presidente Lula, dos membros das delegações dos países convidados, das autoridades brasileiras e dos cidadãos brasilienses e de outros estados que estarão em Brasília participando dos eventos que marcarão a posse, como shows na Esplanada dos Ministérios. 

As vias serão liberadas para o trânsito de veículos após avaliação técnica quando terminarem o festival e demais atos previstos.

Estacionamentos e segurança

Quem for de carro ao evento, pode estacionar no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões. A PM recomenda que as pessoas deem preferência ao transporte coletivo, táxi e carros por aplicativos.

Recomendações da PMDF

A Polícia Militar recomenda que, durante os eventos de posse, as pessoas utilizem roupas leves e protetores solar; capa de chuva; evite uso de mochilas para não atrasar as revistas pessoais; identifiquem as crianças (crachás e anotações com dados pessoais e do responsável).

Aos que pretendem levar lanche e água, a recomendação é que utilizem embalagens de plástico transparentes. 

Itens proibidos

Animais em geral, exceto cães-guia; apontador a laser ou similares; armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos; armas de fogo, armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo; barraca, tendas e similares; drogas ilícitas; fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade; fogos de artifício e artefatos explosivos; mastros confeccionados com qualquer tipo de material; dispositivos de choque elétrico; dispositivos sonoros como megafones e similares; substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo.