No dia 21 de março de 2024, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participou do Seminário “PEACEKEEPERS BRASILEIRAS: destaques do Brasil na Implementação da Agenda sobre Mulheres, Paz e Segurança”, promovido pelo Exército/Ministério da Defesa e a REBRAPAZ, apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores e Congresso Nacional. O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral de Exército, em Brasília.
A Major Natalia Schermerhorn, Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal e veterana da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti – MINUTAH, foi a única policial palestrante no evento. De maneira objetiva e didática, apresentou um breve histórico da participação de mulheres policiais brasileiras em missões de paz em áreas de conflitos e a diferença entre os componentes policiais e militares de uma missão multidimensional. Além disso, destacou a importância da participação da mulher na segurança pública em ações que visam a promoção da segurança internacional e o empoderamento feminino, como referência decorrente de suas atividades laborais. Sua participação foi considerada ímpar e deixou clara a importância da mulher policial em contextos de conflito no exterior e no Brasil. A Major Natalia é a única policial brasileira que participou de processos seletivos de tropas de choque (CDC) a convite da ONU em países como Haiti, Paquistão e Jordânia.
O chefe do Departamento de Operações da PMDF, Coronel Wesley Santos, e o Tenente-Coronel Sérgio Carrera, chefe de Planejamento Operacional do DOP, ambos veteranos da ONU, foram os únicos policiais presentes no evento, entre militares e civis de vários órgãos. Eles representaram não apenas a PMDF, mas todas as polícias militares do país, totalizando quase 500 mil profissionais.