O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), responsáveis por fiscalizações nas vias urbanas e rodovias de todo o Distrito Federal, segue nas ruas do DF fiscalizando o trânsito com objetivo de proporcionar segurança e salvar vidas.

Entre os dias 3 a 9 de abril de 2023 a Policia Militar do Distrito Federal (PMDF), flagrou 284 condutores dirigindo sob efeito de álcool. Oito condutores foram presos por embriaguez eles apresentarem no momento da fiscalização o índice de alcoolemia acima de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Além dos casos de alcoolemia, outro número preocupante são os flagrantes de motoristas usando celular na direção de veiculo somente durante esse período foram 1.012 casos. O uso do celular no trânsito é um dos estímulos mais perigosos, pois interfere na atenção, dificultando detectar obstáculos nas vias, dificulta perceber pedestre e claro, retarda a ação em casos de riscos de acidente. Utilizar o aparelho enquanto dirige põe a própria vida em risco, como a dos pedestres e demais condutores.

Outra infração com o nível elevado é a quantidade de motorista dirigindo sem usar cinto de segurança, foram 768 atuações. Soma-se ainda, os motoristas que dirigem sem possuir CNH, foram atuados 111 condutores. Ambas as infrações comprometem gravemente a segurança de trânsito.