Policiais militares flagraram três caçadores na tarde deste domingo (21), na área rural de Planaltina.
Equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) receberam uma denuncia que estaria ocorrendo caça na fazenda Retiro do Meio, na altura do KM 38, da DF 250, em Planaltina. Em patrulhamento na região, os policiais se depararam com três homens portanto armas, munições e cinco cachorros utilizados em caça de animais silvestres.
Na abordagem, foi constatado que a documentação da espingarda marca CBC, encontrada com os suspeitos, estavam em conformidade com a legislação, porém o proprietário não tem a autorização do IBAMA para a caça.
Foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no local, os donos dos cães assinaram termos de fiel depositário dos mesmos. E, por se tratar de instrumento de crime, a espingarda e as munições foram apreendidas.
Em outra atuação dos policiais do BPMA, um furão foi regatado na QL 05 do Lago Norte, na tarde desta segunda-feira (22).
Por volta das 13h, um senhor pediu apoio para retirar um animal de sua residência. O morador acreditava se tratar de um texugo, mamífero que pode se tornar muito agressivo ao se sentir acuado, porém, a equipe se deparou com um pequeno furão.
Chamado também de ferret, algumas famílias tem o adotado como bichinho de estimação, é possível, inclusive, que o encontrado, no Lago Norte, se trate de um fujão. Por ser um animal que não se adapta ao cerrado, terá seu destino definido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).