Fotos: Millai Farkas/CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) celebrou um momento de honra e reconhecimento na manhã desta sexta-feira (29) com a cerimônia de inauguração da Galeria dos Chefes do Centro de Comunicação Social (CCS). O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral, localizado no Setor Policial Sul em Brasília, e contou com a presença ilustres dos ex-Chefes da unidade.
A ocasião foi marcada pela reverência aos líderes que contribuíram significativamente para a trajetória do Centro de Comunicação Social. Além dos ex-Chefes da Unidade, o evento reuniu autoridades e membros da Corporação que testemunharam esse importante marco na história do CCS.
Um dos momentos mais emblemáticos da cerimônia foi o descerramento da Galeria, que agora exibe de maneira solene as fotografias dos ex-Chefes do CCS, tornando-se um local de inspiração para as gerações futuras de policiais militares. Esse gesto simboliza o reconhecimento da PMDF pela dedicação e liderança exemplares desses policiais que, em suas respectivas gestão, contribuíram para fortalecer o papel do CCS na comunicação estratégica e nas operações da Polícia Militar do Distrito Federal.
“É com bastante orgulho que inauguramos a galeria dos ex-Chefes do CCS, os oficiais que se apresentam nesta galeria significam muito para a evolução de tão importante unidade, a Comunicação Social da PMDF está na vanguarda e é vista como referência dentre as demais assessorias”, afirmou o atual Chefe do Centro de Comunicação Social, Coronel Jorge Henrique.
Essa iniciativa da PMDF não apenas homenageia os líderes do passado, mas também lembra a importância da comunicação eficaz no contexto de segurança pública. A Galeria dos Chefes do CCS será um ponto de referência dentro da instituição, inspirando a continuidade de esforços na área de comunicação e contribuindo para a construção de uma PMDF cada vez mais forte e conectada com a sociedade.
O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Adão Teixeira, expressou sua gratidão e reconhecimento durante o evento, afirmando: “Estou muito contente com essa homenagem, principalmente porque todos são amigos contemporâneos meus.” Ele ressaltou a importância do trabalho realizado pela Unidade para a PMDF, enfatizando sua excelência: “Considero um trabalho de excelência, e essa excelência é graças ao esforço de cada um que colabora e apoia a equipe do CCS.” O Comandante-Geral também destacou que a comunicação social da instituição é uma responsabilidade compartilhada por todos, afirmando: “A Comunicação Social da nossa instituição é responsabilidade não apenas do CCS, mas também de todos nós”.
Breve histórico do Centro de Comunicação Social da PMDF
Criada pela Lei n° 6.450 de 14 de outubro de 1977, a Comunicação Social da Polícia Militar do Distrito Federal teve sua origem na 5ª Seção do Estado-Maior (PM/5), responsável pelos assuntos civis.
Sua finalidade era a implementação da política de Comunicação Social na Corporação em resposta às necessidades do setor, em face da inexistência de uma pasta específica para tratar sobre os assuntos da área, em especial quanto à promoção e defesa da imagem e credibilidade da PMDF.
Com base na lei federal 6.450 de 1977, o Decreto GDF Nº 4284 de 04 de agosto de 1978, atribuiu à PM-5 as atividades de Assuntos Civis.
O Decreto n° 31.793 de 11 de junho de 2010, no art. 100, previu o Centro de Comunicação Social da Corporação como órgão de apoio ao Comando-Geral. Dentre suas atribuições estavam as de assessorar e coordenar as atividades do sistema de comunicação social da Polícia Militar do Distrito Federal.
Em 2015, o CCS também passou por uma transformação com o advento das ferramentas digitais. Nesse período, o Centro teve um grande salto em visibilidade junto à tropa e à comunidade, passando a ser visto como ferramenta importantíssima para gerenciar crises, posicionar a marca e fazer frente às novas demandas de comunicação. O reflexo disso foi a mudança de percepção dos policiais e o aumento significativo de seguidores nas mídias sociais. Atualmente, a PMDF é referência no Brasil pela sua forma de se comunicar com os policiais, imprensa e sociedade.
No ano de 2016, o CCS passou a integrar a estrutura do Comando-Geral como assessoria direta do Comandante-Geral, pelo Decreto N° 37.321, 6 de maio de 2016. Na atual estrutura, há cinco sessões: Administrativa, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Marketing e Criação e a Seção de Mídias Sociais. Todas elas trabalham em harmonia para a constante melhoria da imagem da instituição junto aos seus públicos.
No dia 1º de fevereiro de 2018 foi inaugurada a nova sede do CCS, localizada no térreo do Quartel do Comando-Geral. E hoje, dia 29 de Setembro de 2023, temos a honra de inaugurar a Galeria dos Ex-Chefes do Centro de Comunicação Social da PMDF.