A Diretoria de Veteranos, Pensionistas e Civis (DVPC) inaugurou na tarde desta terça-feira (31 de Maio), a nova sede localizada nas instalações do antigo mercado da CABE, no Setor Policial Sul. O diretor da DVPC, coronel Carlos Chagas de Alencar, pediu permissão ao comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto, para iniciar a solenidade. O comandante-geral, por sua vez, pediu ao coronel veterano mais antigo presente na solenidade, o coronel Resende, a autorização para dar início a solenidade, demonstrando respeito aos veteranos.

Durante a leitura da Ordem do Dia, foi trazida a memória a história de homens e mulheres que construíram a nossa gloriosa Corporação. “A PMDF possui 213 anos de existência, a tradição e os valores consolidados na atuação constante da PM são a marca principal da nossa instituição. A cultura, a tradição não acabou, ao contrário, ela se fortalece na figura do combatente que, ao passar para condição de veterano, carrega consigo e transmite as novas gerações a honra e o orgulho de ser policial militar”, foram as palavras complementares da Ordem do Dia, lida pelo major João Carlos Moniz de Almeida que atualizou os números: a DVPC é composta por 11.226 veteranos e 5.570 pensionistas.

 

Em seguida, o pastor Gisleno e o padre Eudacir ministraram uma benção conjunta sobre as novas instalações da DVPC. Após o momento de fé, foi realizado o descerramento da placa de inauguração. Para isso, foram convidados a realizar o ato o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto, o Secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Paim, o subcomandante geral da PMDF, coronel Edvã Sousa, o Chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Klepter, o ex-comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos e o coronel Hércules. Em seguida foi feita a leitura da placa.

 

O primeiro a fazer uso da palavra foi o diretor da DPVC, coronel Carlos Chagas de Alencar. Durante sua fala, o coronel Alencar fez uma homenagem especial a família do sargento Sérgio, um dos integrantes da DPVC, vítima da pandemia de covid 19. Neste momento toda a sua família foi convidada para ser prestada a devida homenagem. A esposa do sargento Sérgio recebeu das mãos do comandante-geral uma placa. Enquanto isso, o coronel Alencar falou que o sargento Sérgio trabalhava na seção de Reserva e Reforma e que era um guerreiro responsável por atender vários policiais: “muitas vezes quando nossos policiais militares necessitavam de cálculos, ou orientação para ingressar na reserva remunerada ou quando eram reformados, o sargento Sérgio os ajudava”. Os presentes aplaudiram o momento. O coronel Alencar falou ainda sobre o comandante-geral, o subcomandante da PMDF, e o chefe do Estado-Maior: “eles sabem como é difícil estar sobre o lombo de um cavalo, sabem o que é o frio da madrugada em Planaltina. Então, não são homens que chegaram por acaso, eles tem uma história e essa história é refletida também aqui”, complementou o coronel Alencar.

 

Neste momento foi convidado a fazer uso da palavra, em nome de todos os veteranos, o coronel Jair Tedeschi. Ele fez um agradecimento a Deus que o fez estar na inauguração da nova sede e o fez vir a Brasília há mais de 50 anos, para ingressar na Polícia Militar do DF. O coronel Tedeschi fez menção há alguns veteranos presentes que estavam na PMDF antes dele. Ele elogiou o atual comando da PMDF por comparecer as festividades dos 51 anos da Turma Ralph Veleda, realizada em 1º de março deste ano. O oficial veterano elogiou as novas instalações, se dizendo honrado e agradecido pelos novos espaços criados para atendimento do público. “Muito obrigado em nome dos veteranos”, finalizou sua fala o coronel Jair Tedeschi.

Logo depois, o Secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Paim, fez uso da palavra. Para ele, é sempre uma honra comparecer aos eventos da Corporação. O oficial levou uma abraço fraternal do Ministro da Justiça e do Presidente da República. “Eu me sinto mais honrado em participar de um evento dessa natureza, com os nossos veteranos, pessoas que hoje são responsáveis pela formação dos nossos coronéis. Se hoje nós temos uma formação que nos habilita a levar os desafios, o comando de uma corporação ou até mesmo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, ou outras pastas importantes em nosso país, são os senhores e senhoras que nos antecederam, que nos passaram aquelas orientações durante todo processo de formação e do convívio do trabalho”, disse o coronel Paim.

Finalizando a solenidade, o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto discursou aos presentes. Ele cumprimentou a todos, fazendo justiça a equipe do Departamento de Logística e Finanças, pedindo uma salva de palmas ao coronel Angelis, coronel Sarmento e coronel Adão. “O empenho desses profissionais com suas respectivas equipes não tem preço”, disse o comandante que ainda complementou dizendo ter visto todo empenho desses profissionais, apesar de ter chegado ao comando da PMDF quando a obra já se encaminhava para o final. Em seguida o comandante se referiu aos veteranos, agradecendo a cada um que esteve lá prestigiando o evento: “se nós estamos aqui hoje, se temos uma Polícia Militar deste modo, essa instituição grande, nós devemos a cada um dos senhores e senhoras que estão aqui na minha frente. A participação dos veteranos, com seu sacrifício, com seu suor, com seu entusiasmo, que realizavam os projetos sem ter os recursos que hoje existem”. Em seguida, os presentes foram convidados a conhecer a nova sede da DPVC, encerrando a inauguração.