No dia 24 de julho de 2023, a Polícia Militar de Brasília (PMDF) deu início às obras do Centro de Capacitação Física (CCF) e do Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS) da Corporação. Essas unidades serão reformadas com recursos próprios da Instituição e financiamento do governo federal. A previsão é que a conclusão aconteça no segundo semestre de 2024.

O objetivo das obras é proporcionar melhores condições de trabalho e bem-estar para os servidores, já que há anos, espaços precários eram utilizados. A ampliação e reformas também visam aumentar o condicionamento e a capacidade operacional dos policiais militares, bem como sua autoestima e de seus dependentes.

O Centro de Assistência Psicológica e Social – CAPS, localizado no Setor Policial Sul (Asa Sul), é uma unidade da PMDF subordinada à Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) e ao Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal (DSAP). Ele presta assistência em saúde mental para policiais militares e beneficiários, utilizando abordagem terapêutica, holística e socioeducativa.

O CAPS tem sua origem no CPQV (Centro de Promoção da Qualidade de Vida), estabelecido pelo decreto no 39.395/2018 que, por sua vez, advém do CASO (Centro de Assistência Social), criado em 14 de outubro de 1977, pela Lei Federal no 6.450. Em que pesem as mudanças de nomes e evoluções em sua estrutura organizacional, essa unidade da PMDF presta assistência social e à saúde mental de Policiais Militares e seus dependentes há mais de 40 anos.

Já o CCF, também localizado no Setor Policial Sul, tem a responsabilidade de coordenar e aplicar o Teste de Aptidão Física (TAF) para avaliar o desempenho físico dos policiais. Além disso, a unidade desenvolve programas de promoção da higidez física e do bem-estar dos membros da Corporação, especialmente os relativos à preparação e à reabilitação física, de acordo com o programa de prevenção ao risco ambiental e o controle médico de saúde ocupacional, realizados pelo Centro de Perícias e Saúde Ocupacional.

Nada mais justo e necessário que os usuários desses dois espaços da PMDF tenham a sua disposição instalações mais modernas e adequadas.