Nesta sexta-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu início à 6ª edição da Operação “Força Total”, uma ação coordenada em nível nacional que mobilizará todas as polícias militares do Brasil simultaneamente. A tropa da corporação foi reunida em frente ao Shopping Plaza Norte, localizado entre as quadras 110/111 da Asa Norte. A operação, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de agosto, tem como objetivo reforçar a presença das forças de segurança nas ruas, demonstrando a capacidade operativa e a articulação das polícias militares.
No Distrito Federal, a ação será concentrada nas áreas da Asa Sul, Vila Telebrasília, Asa Norte e Noroeste, com foco na redução de furtos a veículos e crimes violentos, além da realização de prisões em flagrante, conforme necessário. A operação envolve o Policiamento Ordinário, Grupos Táticos Operacionais (GTOp), Grupamentos Táticos Motociclísticos (GTM) e tropas de missões especiais do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME), como BOPE, BPCHOQUE, BPCÃES, RPMON, BAVOP e ROTAM.
A comandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, agradeceu a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e do secretário executivo de segurança pública do Distrito Federal, Alexandre Rabelo Patury. Com palavras de confiança em seu efetivo, reforçou a importância da operação, do cuidado com os cidadãos e também da segurança de seus policiais:
“Estamos focados em uma operação que está acontecendo em todo o nosso país, mas a PMDF continua com as operações nas cidades satélites. Temos aqui, em especial, as nossas especializadas, policiais, homens e mulheres preparados para essa missão”.
“Hoje, quero que os senhores coloquem as suas habilidades, todo o aprendizado que têm, todo o ensinamento adquirido durante a carreira, para servir e proteger a sociedade, mas que façam isso com cuidado, com atenção, sempre pautado nos direitos humanos, sempre prestando atenção na devida abordagem”.
“Desejo a todos que comecem com saúde e retornem para as suas residências com muita saúde. Muito obrigada, eu tenho total confiança em cada um aqui, em cada atitude demonstrada junto à nossa sociedade brasiliense. Que Deus abençoe a nossa PMDF e o nosso Distrito Federal”.
Após a fala da comandante-geral, a vice-governadora destacou a importância do serviço da Polícia Militar:
“A gente sabe que o policial nunca é chamado num momento de alegria. A tropa trabalha com estresse lá em cima… A gente precisa de polícia. Porque são vocês que trazem a ordem nos momentos de dificuldade, e nos momentos mais graves e drásticos da nossa população”.
Na sequência, a vice-governadora demonstrou confiança na tropa e agradeceu em nome da população do DF pelos serviços prestados:
“Eu não tenho dúvida, Ana Paula, que nós temos a polícia militar mais preparada do Brasil. Ela é eficiente, e ao mesmo tempo, sabe os seus deveres e cumprimento da lei. Então, conseguimos fazer a ação policial respeitosamente, cumprindo a lei, e isso nos enche de orgulho… Quero agradecer, em nome da população, porque o cidadão de bem, o homem e a mulher de bem, recebem vocês de braços abertos. Só não gostam de polícia quem é bandido”.
Além das autoridades citadas, estiveram presentes no evento os coronéis QOPM André Luiz Caldas (Chefe do Centro de Comunicação Social – CCS), Wesley De Almeida e Santos (Chefe do Departamento de Operações Especiais), Orlando Cassaro Vilela Gomes (Comandante do 1º CPR), Cristiano Ilineu Bandeira Baptista (Comandante do 3º CPR), Carlos Eduardo Melo de Souza (Comandante do CPME) e Guilherme Pinheiro Guará (Comandante do CPSP).