O 1⁰ Encontro Internacional de Polícia Comunitária, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, foi promovido pela SENASP/MJ e destacou-se como um marco importante na revitalização da filosofia de Polícia Comunitária no Brasil.

O evento contou com a presença de diversos palestrantes, incluindo a Tenente-Coronel Renata, comandante do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), e o Tenente-Coronel Isângelo Senna, que abordou o tema “Prevenção Criminal pelo Design Ambiental (CPTED)”.

A Prevenção Criminal pelo Design Ambiental (CPTED) tem se mostrado uma ferramenta eficaz na melhoria da segurança em locais públicos, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Ao focar na modificação do ambiente físico para reduzir as oportunidades de crime, a CPTED visa criar espaços mais seguros e acolhedores, influenciando o comportamento humano e aumentando a sensação de segurança.

O encontro representou uma oportunidade de intercâmbio de boas práticas e conhecimento, tanto em nível nacional quanto internacional, sobre as metodologias de segurança pública.

Para a TC Renata, o painel sobre segurança escolar demonstra a importância do tema na construção de políticas de segurança voltadas para a preservação da ordem e a manutenção da sensação de segurança, por meio da integração de diferentes atores da sociedade.

O TC Isângelo Senna destacou que o evento foi um marco para recolocar a Polícia Comunitária no centro das políticas de segurança pública do país. Ele ressaltou a importância de compartilhar as boas práticas adotadas pela PMDF e SSPDF no uso da CPTED como ferramenta essencial para a eficácia da Polícia Comunitária.

A participação da PMDF no encontro reafirma seu compromisso com a promoção da segurança comunitária e a busca por soluções criativas e colaborativas para os desafios de segurança pública, em parceria com a comunidade e outros órgãos governamentais.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança