Fotos: Paulo Jamir CCS/PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a cerimônia referente a aula inaugural do 8° Curso de Policiamento Turístico (CPTUR)- 2023, no auditório do Windsor Plaza Brasília Hotel (localizado na SHS QD 05 Bloco H, Asa Sul, Brasília/DF), nesta segunda-feira (07). O curso é composto por 20 alunos, sendo 16 do DF, 2 da Bahia e 2 do Tocantins.

De acordo com o Major Rafael Delatorres, Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), um dos objetivos é a capacitação de novos policiais militares que possam atuar em vários pontos da cidade em apoio ao turista, realizando policiamento e deixando a capital mais segura. “Os alunos, ao completarem o curso, darão maior suporte para todos que vierem à Brasília. Seja no atendimento a alguma ocorrência, no dia a dia, ou passando informações de pontos turísticos”, completou o Major. Um avanço recente foi a retomada da boina azul padrão, que serve como identidade visual destes policiais, para o turista saber que terá apoio e atenção necessária em uma cidade que não conhece, ou conhece pouco.

Ainda na solenidade, o senhor Paco Brito, Secretário de Relações Internacionais do DF, frisou que o turismo é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento econômico da cidade, por isso é extremamente necessário contar com policiais militares treinados que possuam foco e vontade, garantindo a segurança pública. O senhor Cristiano Araújo, Secretário de Turismo no Distrito Federal, reiterou que a cidade tem crescido no que diz respeito ao número de turistas, representando um grande avanço. “É um momento muito importante para nós, onde temos a missão de deixar uma Brasília ainda mais segura”, disse.

Encerrando a cerimônia, a senhora Coronel Ana Paula Barros Habka, Chefe do Estado-Maior, agradeceu a todos que estiveram presentes no evento, desejando boa sorte aos alunos do 8° curso. “Os senhores se identificaram com essa atividade, engrandecendo a Corporação. Aproveitem todos os ensinamentos”, finalizou a Coronel.