O Batalhão de ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) da Polícia Militar do Distrito Federal realizou solenidade em comemoração ao aniversário de 18 anos do Batalhão e de 22 anos de criação do Grupo Tático em Ações Motociclísticas (GTAM). A celebração foi na tarde desta quinta-feira (4) no pátio de formatura do Departamento de Educação e Cultura (DEC).

 A cerimônia também teve o objetivo de homenagear os policiais militares precursores do motopatrulhamento tático na corporação e os destaques de produtividade policial do primeiro trimestre de 2023.

 O Comandante do Batalhão de ROTAM, Cel Cláudio Ferreira Peres, lembrou em suas palavras as origens da ROTAM e do GTAM, ressaltando o papel dos policiais militares precursores como os responsáveis por criar, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de pilotagem, escolta, tiro e abordagem. Também ressaltou a importância das parcerias com as forças coirmãs, em especial a Polícia Militar do Estado de Goiás, onde os policiais precursores fizeram o intercambio através do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (CIRO).

 Os policiais militares que participaram da origem do GTAM foram homenageados com a entrega de certificados. Os policiais destaques de produtividade policial no primeiro trimestre de 2023 também foram lembrados.

 O subcomandante-geral da PMDF, coronel Adão Teixeira de Macedo, finalizou a cerimonia salientando a importância da unidade para uma resposta mais enérgica a criminalidade além do aumento expressivo da produtividade.

 Além dos familiares e policiais militares, a cerimônia foi prestigiada por motociclistas do GIRO_PMGO, Exército, motociclistas PMDF, CBMDF e DER.