Na manhã desta sexta-feira (26), foi realizada a formatura de encerramento do Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP I/2023. A solenidade ocorreu no pátio de formatura da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento – DEA (Taguatinga-DF).
O Curso de Altos Estudos para Praças é um curso técnico-profissional e tem a finalidade de atualizar e ampliar os conhecimentos dos primeiros-sargentos, bem como habilitá-los e fornece-lhes os subsídios indispensáveis para o exercício inerente à graduação de Subtenente.
O CAEP I 2023 teve início em 20 de março deste ano com a etapa de Educação a Distância. Contou com a participação de 539 primeiros-sargentos, sendo 528 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Esses graduandos possuem uma média de 28 anos de serviço dedicados à comunidade do Distrito Federal.
O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial, apresentando uma matriz operacional com nove disciplinas práticas relacionadas à atividade fim, além da matriz administrativa, que inclui sete disciplinas, todas ministradas de forma presencial. A fase de Educação a Distância (EAD), composta por oito disciplinas, foi dividida em dois módulos, totalizando 80 horas/aula. Juntas, as duas matrizes curriculares somaram uma carga horária de 235 horas/aula.
Disciplinas como “Termo Circunstanciado de Ocorrência; Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial; Noções de Administração Logística na PMDF; Atualização em Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante; Saúde Emocional; Atualização em Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar; Ética, Chefia e Liderança” foram ministradas por meio do ambiente virtual de aprendizagem do ISCP/DEC.
Na ocasião foi entregue a medalha Duque de Caxias, Mérito Intelectual é uma condecoração concedida por ato do Comandante-Geral ao policial militar primeiro colocado no curso. Os primeiros colocados do curso foram os 1º Sargentos Alexandre Fonseca Santos em primeiro, Jackson Alves de Sousa em segundo e Eliana Duarte de Lima Madeira em terceiro lugar.
A matriz operacional incluiu disciplinas como “Armamento, Munição e Tiro; Controle dos Procedimentos de Técnicas de Abordagem; Atendimento Pré-Hospitalar – Tático; Defesa Pessoal Policial Militar; Noções de Licitações, Contratos e Projetos”, entre outras. Por outro lado, a matriz administrativa contemplou disciplinas como “Elaboração de Projetos; Licitações e Contratos; Redação Oficial e Português Instrumental”, entre outras.
O comandante-geral, coronel Klepter Rosa Gonçalves, agradeceu a presença de todos no evento, desejou sucesso a todos os formandos e ressaltou a importância que cada um deles representa à PMDF.
A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, do Subcomandante-Geral, coronel Adão Teixeira de Macedo, do chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, do diretor da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Elisson Fernandes de Castro e demais membros do alto-comando da corporação, além de autoridades civis, veteranos, militares e familiares que prestigiaram o evento.
A Polícia Militar do Distrito Federal, por intermédio de sua Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), acredita que a população do Distrito Federal será beneficiada pela capacitação contínua desses profissionais de segurança pública, recém-habilitados e ainda mais motivados para oferecer um serviço público de excelência.
Veja mais fotos do evento: