Na tarde desta terça-feira (20), foi realizada a formatura de encerramento do Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP 2021. A solenidade ocorreu no pátio de formatura da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento.

O Curso de Altos Estudos para Praças é um curso técnico-profissional e tem a finalidade de atualizar e ampliar os conhecimentos dos primeiros-sargentos, bem como habilitá-los e fornece-lhes os subsídios indispensáveis para o exercício inerente à graduação de subtenente.

O CAEP 2021 iniciou no dia 19 de maio e encerrou no dia 7 de julho, e teve a participação de 150 primeiros-sargentos, sendo 144 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Esses formandos têm uma média de 28 anos de serviços prestados à população do Distrito Federal.

Ante o quadro da pandemia de covid-19, o curso foi ministrado na modalidade EaD. Consoante a Matriz Curricular, o CAEP contemplou uma carga horária de 125h/a. Disciplinas como Direitos Humanos na Atuação Policial Militar; Atualização em Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar; Policiamento Ostensivo Orientado ao Problema; Termo Circunstanciado de Ocorrência II, entre outras, foram desenvolvidas no curso, tendo como referencial as atribuições inerentes à função dos formandos.

Importa consignar que por ato do Sr. Comandante-Geral – Portaria PMDF nº 1.170, de 14 de abril de 2021, que suspende a aplicação de artigos do Regulamento Geral de Educação da PMDF, os policiais militares convocados, e agora formandos, mesmo com restrição médica de ordem física, psicológica ou psiquiátrica puderam realizar o tão sonhado curso, de forma que poderão ascender profissionalmente na Corporação.

Na ocasião foi entregue a medalha Duque de Caxias, Mérito Intelectual é uma condecoração concedida por ato do Comandante-Geral ao policial militar primeiro colocado no curso. Os primeiros colocados do curso foram os 1º Sargentos Edson Brasilino da Silva em primeiro, Ozelio Fragoso de Melo em segundo e Claudionor de Jesus Serra em terceiro lugar.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, do Chefe do Estado Maior, coronel Danilo de Oliveira Nunes, do chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza e demais membros do alto-comando da corporação, além de autoridades civis, veteranos, militares e familiares que prestigiaram o evento.

O Comandante-Geral, Coronel Vasconcelos, desejou sorte e sucesso a todos os formandos e ressaltou a importância que cada um deles representa para a PMDF e seu exemplo para os policiais militares mais modernos na Corporação.

“Deixo o meu pesar e deferência a todos os guerreiros policiais militares da ativa e da reserva que tiveram suas vidas perdidas por conta da pandemia…. Parabenizo a todos os sargentos, sejam exemplo, continuem compartilhando o que acumulara e aprenderam. Em breve os novos policiais terão em vocês o espelho e farol importantes, para que eles possam moldar parte daquilo que serão como policiais e cidadãos. O conhecimento adquirido nunca é suficiente e nunca será também pequeno o bastante que não possamos compartilhar”, afirmou o comandante.

A PMDF por meio de sua Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento considera que população do Distrito Federal receberá esses profissionais de segurança pública, recém aprimorados, ainda mais motivados e qualificados para prestarem um serviço público de qualidade.