FOTOS: Kellen Silva
Ocorreu na tarde de hoje, dia 1º de dezembro, no pátio de formaturas do Departamento de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), a solenidade militar de encerramento do XI Curso de Pilotagem Policial. O curso começou em 22 de outubro, teve 225 horas-aula e foi encerrado hoje. Ao todo, vinte e cinco alunos se formaram. Foram 19 policiais militares da PMDF e seis integrantes de outras instituições, sendo um policial militar da PM de Santa Catarina, um policial militar de Minas Gerais, um policial militar do estado de Goiás, um agente penal do DF, um policial rodoviário federal, e um Bombeiro Militar do DF.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos, o chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira, o chefe do Departamento de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), tenente-coronel Camargos, o comandante do 4º CPR, coronel Escobar, dentre outras autoridades, civis e militares.
Os alunos entraram no pátio de formaturas do DEA com as viaturas, parando na formação em cunha e realizando o desembarque. A tropa formada, junto com todos os presentes, entoou o Hino Nacional brasileiro sob a regência do mestre da Banda de Música da PMDF, tenente Roberto Cardoso. Em seguida, o pastor da Capelania, sargento Gleidson, fez o momento de reflexão espiritual.
Logo depois, o chefe do DEA, tenente-coronel Camargos, realizou a leitura da Ordem do Dia onde destacou ser um dia muito especial para o DEA que, após as restrições devido a pandemia, foram encerradas as atividades regulares e integrais do primeiro de especialização presencial da PMDF. Ele frisou sobre os fatos ocorridos em 2013 quando da ocorrência de vários acidentes envolvendo viaturas da Polícia Militar, com policiais lesionados, mutilados e até mortos. Isso obrigou a Corporação a repensar na forma de adquirir seus veículos e a proteger o seu bem mais precioso: o policial militar. E foi assim que a PMDF criou, dentro do Centro de Treinamento e Especialização, uma célula responsável pela análise, pela testagem e pela recomendação de compra da frota e ainda pela adaptação e treinamento dos nossos policiais. Com essas medidas, o número de acidentes envolvendo viaturas caiu de maneira exponencial.
O plano de curso do CPP trouxe conhecimento sobre Legislação de Trânsito, Noções de Mecânica de Veículos, Técnicas de Pilotagem Policial, dentre outras disciplinas, incluindo práticas de direção evasivas. A PMDF é a única Polícia Militar do Brasil a possuir esse curso, fazendo com que diversas outras policias militares ou civis, enviassem seus servidores para uma seletiva e posterior participação no curso. Finalizando a Ordem do Dia, o tenente-coronel Camargos relembrou daqueles que idealizaram e criaram o Centro de Pilotagem.
Prosseguindo a solenidade, foi lida a ata de encerramento do curso. Os três primeiros colocados receberam uma homenagem especial. O primeiro colocado foi o cabo da Polícia Militar de Santa Catarina Fábio da Rosa Vítor com nota 9,841. Em seguida ficou o cabo do Corpo de Bombeiros do DF, João Paulo de Castro Cordeiro, com média 9,784. Em terceiro lugar ficou o cabo da PMDF, Carlos Estevão Correia Rodrigues, com média 9.781. Esses policiais receberam um certificado pelo desempenho.
Em seguida, foi a vez do comandante–geral, coronel Vasconcelos, fazer uso da palavra. Ele disse que estava com saudade de ver os cursos da PMDF funcionando de maneira presencial se dirigiu de maneira especial aos formandos. O comandante ainda citou os recém-formados policiais militares, mostrando que mesmo diante das dificuldades, a PMDF continuou realizando seus cursos. Foram formados, em 24 de agosto, 491 novos policiais militares e em breve, novos 750 policiais iniciarão o Curso de Formação de Praças VIII. O coronel ainda citou os cerca de 1.700 policiais que se aperfeiçoaram nos cursos CAP e CAEP que foram realizados, neste momento, à distância. Em seguida, foram realizadas as manobras evasivas encerrando a solenidade.