Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), através do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), iniciou à “Operação Volta às Aulas” para o (2°) semestre do ano letivo de 2024 das atividades escolares da rede pública. A operação se estenderá até o dia 2 de agosto de 2024.
A operação teve início às 6h30 no Colégio Cívico-Militar Centro Educacional 07 de Ceilândia, localizado no Setor “N”, QNN 13, Ceilândia. O objetivo é fortalecer a parceria entre a comunidade escolar e a PMDF, dar boas-vindas aos alunos e ao corpo docente e, prioritariamente, garantir a segurança de todos os envolvidos.
A tenente-coronel Renata Braz das Neves Cardoso, comandante do Batalhão de Policiamento Escolar (BPESc), detalhou a recente operação nas escolas: “Essa ação foi cuidadosamente planejada e coordenada. O nosso foco principal é manter a ordem pública e garantir a segurança de alunos, professores e funcionários nas escolas. Estamos comprometidos em criar um ambiente seguro e tranquilo nas instituições de ensino.”
Além disso, ela destacou a importância das orientações de segurança: “Estamos aqui para dar dicas valiosas, como a importância do uso do uniforme, a recomendação para os alunos evitarem sair sozinhos e procurarem andar em duplas, e a atenção redobrada ao uso do celular, que é um alvo comum de furtos. Pedimos também que os pais participem ativamente da rotina escolar dos seus filhos, em parceria com a comunidade escolar.”
Durante toda a semana, cinco Colégios Cívico-Militar do Distrito Federal serão contemplados com ações educativas e operações policiais, incluindo a Operação Escola Livre, Operação Varredura, Operação Bloqueio Escolar e Operação Blitz Escolar. Haverá intensificação do policiamento, apresentações, palestras e distribuição de folhetos informativos. As campanhas educativas abordarão temas como segurança pública, segurança escolar e trânsito, com palestras focadas na prevenção da violência no ambiente escolar, prevenção ao uso de drogas, bullying, entre outros.
A diretora pedagógica do CCMDF 07, Adriana de Barros de Souza, no primeiro dia de aula do segundo semestre de 2024, destacou a importância da presença e da frequência dos alunos. “Bom dia, alunos do primeiro ano! A presença de cada um de vocês aqui hoje é fundamental. Sabemos que cada ação educativa impacta diretamente a sociedade, beneficiando todos nós como cidadãos”, afirmou.
Para reforçar o caráter educativo e lúdico, a operação contará com a presença dos K₉ BPcães, mascotes, Daren/PROERD, Lobo Guará/BPMA, personagens do Grupo Teatro Rodovia do BPTran, a Banda de Música da PMDF e a realização de momentos cívicos com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Durante o momento cívico, a tenente-coronel Renata Braz das Neves Cardoso, comandante do Batalhão de Policiamento Escolar, destacou a importância da presença dos alunos na escola e os desafios da evasão escolar no Brasil. “A evasão escolar é um dos maiores desafios do nosso país e está diretamente ligada à redução da taxa de homicídios. Um aluno fora da escola tem muito mais chances de ser uma vítima em potencial de homicídio do que aquele que está presente”, ressaltou.
Ela também enfatizou a importância de um ambiente escolar pacífico e de respeito mútuo. “Estamos trabalhando durante todo o semestre com a prevenção ao bullying e ao cyberbullying, que são crimes graves. É fundamental que mantemos um ambiente de respeito e educação, onde todos saibam conviver com as diferenças”, afirmou a tenente-coronel.
Durante toda a semana, o policiamento nas unidades de ensino será intensificado pelo Batalhão de Policiamento Escolar, com o apoio de diversas unidades da PMDF, visando aumentar a segurança da comunidade escolar.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF — Muito mais que segurança