Na última terça-feira (23), dia da abertura da 15ª Edição da AgroBrasília, no principal auditório da Feira, o Buriti, localizado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, o comandante do Batalhão de Policiamento Rural da PMDF, Major Rafael Branquinho da Cunha e sua equipe, ministrou uma palestra sobre Tecnologia em Segurança Pública no campo: a experiência da PMDF.

Dezenas de pessoas entre militares e pessoas da comunidade rural participaram da palestra. O Comandante de Policiamento Especializado (CPEsp) da PMDF, coronel Adriano André dos Santos Henriques, também prestigiou o evento.

O Batalhão Rural da PMDF tornou-se referência nacional ao implementar o Programa Guardião Rural no DF. A iniciativa estratégica de segurança pública funciona por meio do cadastramento de propriedades rurais, pessoas e coisas afetas à unidade rural, autorização de fixação de placa sinalizadora de “ÁREA MONITORADA”, com a logomarca e brasão da PMDF, bem como por meio do atendimento otimizado em grupos de aplicativo de mensagens instantâneas denominados “EMERGÊNCIA” para cada subárea de policiamento sob responsabilidade do BPRural.

 Além do cadastramento e do atendimento às comunidades rurais, o Guardião Rural também exerce uma rede colaborativa de proteção em ambiente rural por meio dos mesmos grupos de “EMERGÊNCIA” bem como por meio de palestras, reuniões, visitas, ações preventivas e repressivas da PMDF nas áreas rurais.

Moções de Louvor

No mesmo dia ocorreu uma Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal na área do evento, para homenagear produtores rurais e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento rural do DF.

Houve a entrega de Moções de Louvor, aprovadas pela CLDF, em reconhecimento ao trabalho de produtores rurais, organizadores da feira, cooperativas agrícolas, zootecnicistas, além de trabalhadores da EMATER-DF, SEAGRI-DF, SENAR-DF, policiais militares do Batalhão Rural da PMDF e Bombeiros Militares do DF.