Fotos: Paulo Jamir CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) promoveu a passagem de comando do Departamento de Operações (DOP), no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral (QCG), na manhã desta sexta-feira (29). O Coronel Wesley Santos, que já foi Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), assumiu o posto de novo Chefe do DOP, deixado pelo Coronel Alcenor. Outras autoridades civis e militares também estiveram presentes no evento.
Após as honras militares serem prestadas, deu-se início a solenidade. O Coronel Alcenor, emocionado, fez o uso da palavra, deixando claro que o Departamento de Operações continuará em boas mãos. “Fico feliz por passar o comando em uma situação controlada. Agradeço a Deus por ter me conduzido até aqui, sairei pela porta da frente. Honrei com muito carinho a farda da PMDF. Muito obrigado a todos, mantenho a torcida pela nossa polícia”, concluiu.
Seguindo, o Coronel Jorge Henrique, chefe do Centro de Comunicação Social (CCS), leu a referência elogiosa, fazendo menção ao antigo Comandante do DOP. “O Coronel Alcenor soube conduzir com maestria as operações da Polícia Militar, tomando decisões corretas em momentos desafiadores. Demonstrou total compromisso com a segurança da capital”, finalizou. Logo depois, o Major Eldaci de Sousa Queiroz, padre capelão da PMDF, proferiu uma bênção para todos, dizendo que os policiais são parte da intervenção de Deus, para que a paz seja instaurada.
O Secretário Executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, também discursou, mostrando-se contente com o trabalho realizado pelo DOP. “O Coronel Alcenor demonstra fidelidade, honra e lealdade. Isso é um reconhecimento pelo posto que ele atingiu enquanto Comandante da Unidade. Expressamos o devido agradecimento”.
Por fim, o Coronel Adão Teixeira de Macedo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, disse que a passagem para a reserva remunerada é um marco significativo, onde momentos especiais do passado tomam conta de nossa mente, uma convivência saudável que fortalece laços de amizade. “O senhor cumpriu a missão, foi uma pessoa fundamental para a Corporação. Também desejo sorte ao novo Chefe, sucesso nesta etapa de sua vida. Tenho certeza que o Departamento continuará empenhado. Que Deus abençoe vocês”, encerrando a solenidade.