Texto: TC Melo – Comandante do Batalhão de Operações Especiais da PMDF

A atividade de atirador designado foi instituída na Polícia Militar do Distrito Federal por meio da Portaria nº 1.314, de 10 de abril de 2023, que busca definir as características e funções operacionais dessa especialização, em um contexto especialmente voltado ao combate aos crimes violentos contra o patrimônio, também conhecidos como domínio de cidades ou novo cangaço.

O atirador designado, que não deve ser confundido com o atirador policial de precisão, é o policial que, a partir de treinamento, técnicas e doutrinas especiais de tiro, se mostra capaz de realizar disparos eficientes à maiores distâncias, como 300 metros. Mostrando-se um elemento policial de elevado valor nas ações de combate à essa modalidade criminosa, e sendo capaz de quebrar o ciclo de planejamento e ação do grupo criminoso e otimizar as chances de prisão ou neutralização ao ataque dos perpetradores.

O primeiro curso de atirador designado realizado na PMDF, contou com dezenove alunos, dos quais quatro do BCHOQUE, quatro da ROTAM, dois da PRF e o restante do BOPE. Ao longo de duas semanas de atividades, os alunos praticaram disparos até distâncias de 300 metros, em diferentes posições e técnicas de tiro, desenvolvidas nas mais variadas pistas e provas.

Ao final das atividades, puderam colocar em prática os conhecimentos absorvidos, durante uma ação específica inserida no exercício simulado de domínio de cidades, envolvendo toda a PMDF.

 

Para o futuro, a intenção do BOPE é realizar novas edições do curso, aumentando o número de policiais militares especializados na atividade.