Na tarde desta quinta-feira (25), em reconhecimento à dedicação e excelência no serviço prestado à segurança pública do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma solenidade especial para cerca de 360 militares e civis: a outorga da maior condecoração da instituição “Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes”.

A cerimônia ocorreu no pátio do Colégio Militar Tiradentes da PMDF, localizado no Setor Policial Sul, e reuniu autoridades civis, policiais militares, familiares e colegas de trabalho dos homenageados, em um momento de celebração e reconhecimento pelos serviços prestados à instituição e à comunidade.

A outorga da medalha representa o reconhecimento público da importância do trabalho desempenhado pelos homenageados. É uma forma de valorizar a dedicação, coragem e comprometimento de cada um com a segurança da população do Distrito Federal. Os agraciados são exemplos de profissionais que se empenham diariamente em proteger e servir à sociedade. Esses profissionais foram selecionados com base em critérios de excelência profissional, tempo de serviço e relevantes contribuições para a segurança pública.

Por meio dessa condecoração, a PMDF reforça a importância de reconhecer e valorizar aqueles que dedicam suas vidas à segurança pública, honrando o legado de bravura e patriotismo do Alferes Joaquim da Silva Xavier. Parabenizamos todos os homenageados e agradecemos por seu serviço exemplar à comunidade do Distrito Federal.

A solenidade teve início com a benção do Capelão evangélico da PMDF, Tenente-Coronel Gisleno que disse que é motivo de orgulho ser reconhecido e que é importante se dar o devido valor às honrarias que recebe.

Já o Comandante-Geral, Coronel Klepter, iniciou seu discurso falando que a Medalha Tiradentes faz parte das comemorações do Aniversário da Corporação, que neste ano completa 214 anos. Destacou que Medalha é oferecida a militares e civis que contribuíram de alguma forma com a segurança pública da comunidade brasiliense, e frisou: “A construção de uma sociedade pacífica e segura depende em grande parte da confiança e da parceria entre as forças de segurança e todos os cidadãos”.

Estiveram presentes no evento o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que é presidente da Ordem da Medalha, acompanhado dos integrantes do Conselho da Ordem, e o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

O que é a Medalha Tiradentes

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier faz parte da tradição da Polícia Militar do DF há mais de quatro décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF. Ela tem três graus, sendo o mais alto o Grã-Cruz, seguido pelos graus Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro.

Considerada a mais alta condecoração concedida pela PMDF, a outorga é destinada a homenagear e reconhecer policiais militares que se destacaram no exercício de suas funções. Visa ainda incentivar que continuem fazendo um bom trabalho para a comunidade. Além disso, a medalha é atribuída a cidadãos que contribuíram de forma relevante com as atividades em prol da Segurança Pública do Distrito Federal e apoiaram o trabalho da corporação.

Para ter acesso a mais fotos do evento, clique no link.