Ocorreu na tarde de hoje (23), na Avenida Paranoá, quadra 32, área verde, na cidade do Paranoá, o lançamento da Operação Ad Sumus, que terá sua continuidade nos dias 24 e 25 de novembro.
A Operação ocorre na região de responsabilidade do 5º CPR, local que abarca as áreas do 13º BPM, 14º BPM, 20º BPM e 21º BPM; respectivamente nas áreas da Sobradinho I e Sobradinho II, Planaltina, Paranoá, Itapoã e São Sebastião.
A Operação tem como objetivo promover a defesa da mulher, reduzir a incidência criminal violenta e, conforme o caso, realizar prisões em flagrantes, atuando de forma preventiva e repressiva através do policiamento ostensivo realizado pelas tropas de missões especiais que integram o CPME (BOPE, BPCHOQUE, BPCÃES, RPMONT, BAVOP e ROTAM), bem como as unidades de área.
Além disso, aumentar a sensação de segurança pública por meio do emprego substancial de recursos operacionais e logísticos do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME) da PMDF, devidamente orientados pela inteligência, na região afeta ao 5º CPR.
O nome da operação é de origem latina, termo este formado pelos vocábulos Ad (aqui) e Sumus (estamos), expressão que reforça o compromisso permanente da Corporação na defesa da sociedade brasiliense, atuando, destarte, ininterruptamente.
Neste contexto, as ações a serem desencadeadas além de reafirmar o compromisso e missão constitucional da PMDF com a população do Distrito Federal, visam também promover maior interação com a comunidade de um modo geral.