Fotos: Paulo Jamir/PMDF/CCS
A Polícia Militar concluiu, nesta sexta-feira (3), o 2º Curso de Altos Estudos de Praças de 2021 (Caep II/2021). A solenidade no pátio da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), em Taguatinga, reuniu os 372 primeiros-sargentos formandos.
Pela primeira vez, os segundos-sargentos puderam participar do Caep. O curso atualiza e amplia os conhecimentos dos sargentos, além de habilitá-los para a graduação de subtenente. Outra novidade foi a autorização para policiais militares com restrição médica fazerem o curso.
A medida beneficiou o primeiro-sargento Reinaldo Bispo, primeiro colocado na 20ª edição do Caep. O excelente desempenho do sargento Reinaldo foi resultado da estratégia desenvolvida por ele ao longo do curso.
“Estava muito focado nos estudos”, revela. “Aproveitava todo tempo livre na hora do almoço e à noite”. Como recompensa, Reinaldo foi agraciado com a Medalha Duque de Caxias. A honraria de mérito intelectual é concedida aos policiais militares que obtêm o primeiro lugar em cursos da corporação.
A presença maciça das famílias dos formandos inspirou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, a convocar os parentes dos três primeiros colocados para participarem da diplomação deles.
O coronel Vasconcelos frisou que a PMDF tem um bom desempenho porque funciona como unidade integrada. “Somos a nossa polícia”, sentenciou. “Juntos seremos muito mais fortes do que separados, independentemente do posto ou graduação”.
O capelão da Polícia Militar, Gisleno de Faria, abençoou os formandos e conclamou para que eles vivam o hoje com gratidão pelas vitórias alcançadas. “Quando vocês olham para trás, veem uma história de lutas e de conquistas”, disse. “A gente olha para o nosso passado e consegue fazer o presente melhor”.
A formatura do Caep II encerra o ano letivo de 2021 na Polícia Militar. A corporação promoveu quatro cursos sequenciais de carreira neste ano. Por causa da pandemia de covid-19, os cursos foram executados na modalidade de ensino à distância.