O Coronel RENATO FERNANDES DE AZEVEDO foi o responsável pela criação da lei das faixas de pedestre em Brasília, que se tornou referência em todo o país. Em 1º de abril de 1997, a Capital Federal recebeu a primeira faixa de pedestre do país, nas imediações da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, localizada entre a 307e 308 Sul, na Asa Sul. Esse projeto foi inspirado em modelo existe em países europeus que já aderiam à sinalização para os pedestres e esse modelo se tornou um símbolo de orgulho que rapidamente se espalho em todo o país.
A MAJOR QOPM RR Adriana Deodato Lira na manhã de hoje (28), contou um pouco sobre o legado trazido pelo Coronel enquanto trabalhou com o mesmo sendo sua Ajudante de Ordens: o programa de criação da faixa de pedestre teve início durante a gestão do ex-governador Cristovam Buarque (PT) e tornou-se símbolo do gesto de cidadania entre os brasilienses. Relatou também que o Coronel foi responsável pela criação da Portaria do Serviço Voluntário Gratificado, criação das Rondas Ostensivas Táticas Móveis – ROTAM e que foi o pioneiro na criação da Primeira Portaria da Gestante e Lactante no Brasil. Segundo Adriana, o Comandante tinha muito carinho por e se preocupava muito com sua tropa, trouxe um legado que salvou milhares de vidas e que sem o seu efetivo nada disso teria sido possível. Ele mantinha as portas sempre abertas para atender seus subordinados e se envolvia na busca por uma solução para ajudá-los.
O Coronel Azevedo foi um exemplo de Comandante no cuidado com sua tropa, com uma visão Institucional e voltada para desenvolvimento de programas com abrangência e aproveitamento Nacional, deixando um legado que salva vidas até hoje.