A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lançou nesta quinta-feira (8) a Operação de Policiamento de Intensificação de Natal (PIN) 2022. O evento ocorreu às 16h no complexo cultural da República entre o Museu e a Biblioteca Nacional na área central da capital.

A operação iniciou na manhã da última segunda-feira (5) que antecede às festividades do final de ano, motivada pelo aumento considerável de circulação de pessoas nos centros comerciais da capital federal e, com isso, o aumento também da circulação de dinheiro, é um atrativo para pessoas mal-intencionadas.

Ao todo, mais de 10.000 (dez mil) policiais militares serão empregados (durante este período) em reforço de policiamento, diariamente cerca de 180 policiais militares, apenas do expediente administrativo da corporação, reforçarão o patrulhamento na área central de Brasília. Além disso, policiais de todas as unidades operacionais da PM serão também empregados no PIN 2022, atuando em todo DF durante o horário de funcionamento do comércio em geral e agências bancárias.

Para garantir maior efetividade serão utilizados policiais dos Comandos Regionais, Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento de Trânsito, Regimento de Policiamento Montado, Batalhão de Policiamento Ambiental e demais Unidades da Polícia Militar que também farão parte das operações em todo o DF.

O Comandante do Departamento de Operações (DOP), coronel Jorge Eduardo Naime , ressaltou que a intensificação será, especialmente, para coibir ações criminosas em comércios de todo Distrito Federal, protegendo cidadãos e lojistas. “A ideia é patrulhar as áreas vulneráveis com policiamento a pé e motorizado”. A previsão é que a operação termine em 6 de janeiro de 2023.

Além do reforço na segurança, a Polícia Militar do Distrito Federal recomenda que os consumidores tenham atenção redobrada.

O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, do comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, do comandante- geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Alan Alexandre Araújo, dentre outras autoridades militares e civis.

 Fotos: cabo Milhomem /CCS/PMDF