A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participou de ensaios técnicos em viaturas policiais nesta quinta-feira (22) no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Os testes fazem parte do Programa Nacional de Normalização e Certificação de Produtos de Segurança Pública (Pró-Segurança), coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

 

As avaliações garantirão a segurança do profissional, otimizarão a aplicação de recursos financeiros, além de trazer melhorias aos equipamentos utilizados pelas instituições de segurança pública. Os profissionais testaram a aceleração do veículo e avaliaram os pneus, frenagens transposição de obstáculos, slalom (Zigue-Zague), circuito urbano, entre outros.

 

Os testes são realizados com veículos de marcas utilizadas pelas instituições de segurança pública e terão a adoção de metodologia científica para auxiliar o processo de construção de uma norma técnica. O documento vai definir os requisitos técnicos mínimos e a validação de características que deverão ser empregadas nas viaturas policiais.

 

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a iniciativa pioneira visa “aumentar a qualidade e segurança dos equipamentos utilizados pelos profissionais que atuam na linha de frente no combate à criminalidade, com otimização do serviço prestado à sociedade”.

 

O Coronel Angelis, Chefe do Departamento de Logística e Finanças da PMDF, ressaltou sobre a participação nos estudos, “o estudo nos permite, além das análises técnicas, um intercâmbio de conhecimentos sobre as melhores práticas relacionadas às frotas das outras Corporações de Segurança Pública.

 

Os técnicos enviados pelo Estado-Maior, integrantes de Comissão responsável por estudos que visão modernizar os veículos empregados no atendimento a população do DF, destacaram que a PMDF teve um papel imprescindível no projeto “eramos a única instituição policial no âmbito nacional que tínhamos em teste um veículo, verdadeiramente policial, a Volvo V 90 Cross Country, um carro desenvolvido e concebido, exclusivamente para atender a atividade policial, com reforço chassi, sistema de frenagem, arrefecimento, parte elétrica, tudo direcionado para atividade extrema e com isso prestar o melhor serviço à sociedade.”

 

A ação segue também um dos objetivos da Lei 13.675/2018, que criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), no sentido de incentivar medidas para a modernização de equipamentos, da investigação e da perícia e para a padronização de tecnologia dos órgãos e das instituições de segurança pública.

 viaturas novas

Certificação de equipamentos

As Normas Técnicas do Ministério da Justiça e Segurança Pública têm como objetivo o estabelecimento de requisitos mínimos de qualidade e desempenho aplicáveis ao fornecimento de equipamentos e insumos para a atividade profissional de segurança pública. Os ensaios técnicos previstos são realizados por laboratórios com selo de acreditação do Inmetro, de forma a garantir a máxima confiança na avaliação da conformidade dos equipamentos de segurança públicas normatizadas.

Além disso, contribui para a construção de atas de registro de preço para locação e/ou aquisição de serviços e produtos nacionais e internacionais de interesse dos estados, Distrito Federal e municípios, com a definição de requisitos mínimos que garantem a qualidade do serviço prestado pelo profissional da segurança pública.

Viaturas 2