Os alunos do Curso de Formação de Praças VIII, receberam instrução de Defesa Pessoal Policial Militar durante 5 meses, com carga horária de 60h/a.
Os instrutores possuem formação em diversas artes marciais. Assim, as técnicas desenvolvidas no curso foram direcionadas para a prática policial militar, aproximando os exercícios propostas com o policiamento ostensivo.
Nas instruções, os alunos aprenderam técnicas de quedas, projeções, varreduras, algemamento em pé e no solo, contenção, condução e técnicas ofensivas. As técnicas ministradas são descritas nos normativos em vigor na Corporação: Manual de Defesa Pessoal Policial Militar (M-6-PM), Instruções Gerais para o Treinamento de Defesa Pessoal Policial Militar (IG 01), Instruções Gerais para o Treinamento de Defesa Pessoal Policial Militar com Tonfa (IG 04) e Instruções Gerais para o Treinamento de Defesa Pessoal Policial Militar Avançado (IG 06).
Além disso, também realizaram diversas dinâmicas em que ocorrências simuladas foram desenvolvidas, do modo a aprimorar as técnicas aprendidas, com foco no uso seletivo da força, na proteção e promoção dos direitos humanos e na preservação da integridade física do policial militar, do indivíduo sob intervenção policial e de terceiros.
A equipe é composta pelo coordenador e instrutor Cap Leandro (karate e kickboxing), além dos instrutores Sgt Alan Borges (judô), Sgt Valmir Souza (sanda), Sgt Davi Rêgo (judô), Sgt Anderson Reis (jiu-jitsu), Sgt Taveiros (jiu-jitsu) e Cb Danilo Prudêncio (aikidô).
Texto adaptado