Entre o período de 27 de março e 12 de abril, cerca de 50 policiais militares femininas que atuam no 6° Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, participaram do treinamento em defesa pessoal promovido pela Secretaria de Segurança Institucional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A capacitação faz parte das ações comemorativas do dia internacional da mulher. O treinamento envolveu técnicas de defesa pessoa, de golpes desestabilizadores, contenção de agressores, técnicas de retenção e contra retenção de armamento, mobilidade policial e simulações de cenários relacionados ao cotidiano das policiais.

Segundo o chefe de gabinete do MPDFT e titular da 1.ª Promotoria de Justiça Militar, Dr. Nísio Tostes, contribuir com a formação das mulheres policiais militares é, para o Ministério Público, motivo de orgulho e felicidade.

“O treinamento fortalece a integração institucional entre a PMDF e o MPDFT, aprimora a segurança pública e beneficia a sociedade da capital da república. Além disso, a aplicação das técnicas de defesa pessoal nas ações operacionais incorpora-se no contexto do uso seletivo da força, perspectiva essencial aos agentes da Lei, resultando na redução da letalidade e de lesões físicas durante as abordagens policiais, visto que a PMDF sempre se destacou, sendo referência nacional”. Disse o promotor de justiça.