Nesta sexta-feira (8), a Polícia Militar do Distrito Federal, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (Bpma) condecorou o Cb Weliton Wagner dos Santos com a medalha Heróis da Tomada do Monte.
O policial ingressou na PMDF no dia 14 de março de 2014 e, após concluir o Curso de Formação de Praças, foi lotado no Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
Em 2015, concluiu o Curso de Policiamento Ambiental, e logo após ingressou no Grupo Tático Ambiental, onde vem se destacando no combate aos crimes ambientais e comuns.
Destaque para o ano de 2017, que juntamente com sua equipe, recuperaram mais de 30 veículos roubados. Realizou diversas apreensões de animais silvestres mantidos em cativeiro, e trabalha incessantemente combatendo o tráfico de animais silvestres (terceira modalidade de crime mais rentável no mundo).
Como operador do Bioma Cerrado, trabalha na captura e manejo da fauna, proteção da flora e mananciais, buscando um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos. Fez ainda diversas apreensões de armas de fogo, destaque para ocorrência em 2018 onde foram apreendidas 5 armas de fogo e diversas munições inclusive calibre .50.
Participou efetivamente da operação Lázaro, e foi peça fundamental na manutenção da vida. Situação essa onde Lázaro manteve seis pessoas reféns em uma chácara inclusive uma criança, onde após troca de tiro com a polícia, o criminoso feriu três pessoas da família para conseguir fugir. O referido policial prestou socorro às vítimas, uma delas ferida gravemente, até a chegada da equipe de SAMU. Quando chegaram ao local do fato, a equipe inclusive elogiou-o e disse que se não fosse pela intervenção do militar no atendimento, provavelmente as vítimas não teriam resistido aos ferimentos fatais.
Neste ano, sua equipe composta pelo Sgt Lívio, Sgt Ari Barbosa, Cb Caetano e Cb Henrique Cruz realizaram diversas apreensões, como seis armas de fogo. Confeccionou 12 termos circunstanciados por crimes contra a fauna, recursos hídricos e flagrante de tráfico de drogas.