O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), responsáveis por fiscalizações nas vias urbanas e rodovias de todo o Distrito Federal, aponta alta produtividade semanal.
O balanço da última semana, entre os dias 20 a 26/03, mostra que o número de flagrantes de infrações de trânsito continua elevado, preocupando principalmente pela insistência dos motoristas em usar o celular ou de não usar cinto de segurança.

A PMDF flagrou 334 de embriaguez ao volante, sendo 1 condutor preso em flagrante. Mas um número preocupante vem chamando a atenção durante as fiscalizações, por exemplo, a grande quantidade de motoristas usando celular na direção de veículo, foram 1.720 casos. Outra infração com nível elevado é a quantidade de motorista dirigindo sem usar cinto de segurança, nessa semana foram 871 atuações. Soma-se ainda, os motoristas que dirigem sem possuir CNH, foram atuados 204 condutores. Ambas as infrações comprometem gravemente a segurança de trânsito.

O policiamento de trânsito da PMDF não se limita a atuar apenas em ocorrências relacionadas à fiscalização de infrações, mas também em atender ocorrências criminais, realizando prisões, apreensões de drogas, armas e munições, com foco na preservação de vidas. Nesse mesmo período a unidade realizou 55 atendimentos, aplicou 7 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO.s), 5 pessoas presas em flagrantes, se 2 com mandados de prisão.

A alta produtividade é consequência do policiamento ostensivo bem empregado que tem contribuído para salvar vidas no trânsito, bem como reduzir vários tipos de crimes.

O esforço não para O CPTRAN continuará trabalhando incessantemente para inibir práticas que coloquem em risco a fluidez do trânsito e a vida de usuários das vias urbanas do DF.