O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou a cerimônia de formatura das turmas da Escola Classe 04, localizado no Núcleo Bandeirante, na noite desta terça-feira (28), na Mansão Esplendor Hall- Park Way. Cerca de 70 alunos se formaram, sendo divididos em 3 turmas (A, B e C), todos do 5° ano do ensino fundamental, onde tiveram 10 aulas presenciais.
O 2° Sargento Pablo Araujo, da Diretoria de Pessoal Militar (DPM), esteve à frente desta missão, e informou que o programa é de extrema importância na política de segurança pública preventiva primária, tendo uma resposta a médio e longo prazo na comunidade do DF. “Evita que os jovens de hoje se envolvam com drogas e crimes, tornando-os melhores cidadãos. Os alunos aprendem a ter e exercitar a responsabilidade, analisar os riscos que correm e as consequências das escolhas que fazem, situações de tensão (e como lidar nesse momento), bullying, como ser um bom cidadão, entre outras”, disse.
O Sargento reforçou sobre o compromisso do Comando da Corporação com o Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC), que deu origem ao sistema híbrido de atuação dos policiais formados como instrutores do PROERD, contribuindo tanto para a retomada da atuação deste nas escolas quanto para que o serviço nas Unidades Operacionais da PMDF não tenha defasagem de efetivo, implicando assim na qualidade do serviço prestado à comunidade.
O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico, desenvolvido pela PMDF em parceria com as escolas públicas e particulares da capital, a fim de prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas e a violência relacionada à prática do consumo de entorpecentes. É organizado em currículos, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos, de forma específica e com linguagem adequada ao nível de desenvolvimento sócio-emocional do aluno.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança