O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do Distrito Federal, começou suas atividades preventivas contra os crimes ambientais.  O objetivo é ensinar as crianças das escolas de Brasília a protegerem a fauna, a flora e os ambientes naturais e urbanos. Para tanto, neste ano, a equipe de policiais do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará do BPMA, com seu teatro, faz uso das artes cênicas para, de forma lúdica, falar da Teoria da Janela Quebrada. De forma resumida essa teoria fala o seguinte: quando pequenos crimes não são coibidos, acaba por estimular crimes maiores, mais graves e problemas ambientais.

Dentro desse trabalho, mas de forma transversal, os policiais entram na luta contra o mosquito da dengue, ensinando as crianças a protegerem o ambiente onde elas vivem; mostrando que até a dengue pode virar caso de polícia.

O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, além do teatro também possui outras duas frentes de trabalhos: o Curso de Guardiões Ambientais ministrado para crianças do 5º ano das escolas do DF e o Saber Cerrado que faz palestras sobre crimes ambientais. Todas as frentes também fazem parte dos Programas Sociais executados pela PMDF.

Hoje (4), o trabalho preventivo foi realizado no Colégio Nossa Senhora Aparecida na Santa Maria.

No dia 6, o grupo estará no aniversário do Jardim Botânico; e no dia 8 no Centro de Visitantes Parque Nacional (na Água Mineral).