O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG) está em ritmo de comemoração de seus 20 anos de existência. Criado no dia 30/09/2003, este sempre foi de suma importância para a Corporação, promovendo a prevenção primária aos crimes ambientais.
De acordo com o Subtenente Leandro José, pertencente ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o PREALG serve para orientar, preservar e proteger o meio ambiente, para as presentes e futuras gerações. “A natureza é nosso maior patrimônio, protegê-la é nossa missão”, lema que o grupo carrega, como informa o militar. O programa atende estudantes da rede pública e privada (5ª série) com o “Curso de Guardiões Ambientais”. Além disso, crianças de 7 a 12 anos (com o Teatro Lobo Guará) e grupos variados de faixa etária com o “Saber Cerrado”.
O Subtenente, esboçando alegria, faz questão de contar as repercussões positivas que o projeto alcançou. “Em 30/09/2011 os integrantes do programa formaram a primeira turma de Guardiões Ambientais, sendo 27 estudantes da Escola Classe do Incra 07 de Brazlândia. Na ocasião, compareceram à formatura o Comandante-Geral da PMDF da época, e o evento foi coberto pela imprensa local”, disse.
O policial também lembra de um ocorrido na Escola Classe 325, de Samambaia, quando uma mãe o disse que ele havia formado suas filhas no Curso de Guardiões Ambientais. “Foi um momento de muita felicidade. Ela ainda mencionou que sua caçula sonha em formar conosco”, concluiu.
Para fazer parte do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará é necessário ser policial militar voluntário e ter o perfil de trabalhar com crianças. Outra contribuição é na doação de serviços e matérias de educação ambiental.