O projeto de equoterapia da PMDF completou 30 anos. Dando continuidade às comemorações dos 214 anos da PMDF ocorreu na manhã deste sábado (20), no Regimento de Polícia Montada da PMDF Coronel Rabelo, o Torneio de Hipismo Adaptado 2023.

Ao todo 108 competidores de oito centros participaram do torneio, sendo eles: Centro de Equoterapia General Carracho (Ande-Brasil), Cavalo Solidário, Centro de Equoterapia Apoiar, Cris César, Centro de Equoterapia hípico do parque, Centro de Equoterapia Movimento, Centro de Equoterapia do Instituto Federal de Brasília e o Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Distrito Federal.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para a promoção de diversos benefícios biopsicossociais. A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) regulamenta a prática desse método no Brasil e prevê a atuação dos profissionais em quatro programas: hipoterapia, educação-reeducação, pré-esportivo e prática esportiva paraequestre. O Torneio de Hipismo Adaptado é um evento que faz parte do programa pré-esportivo. É um festival que tem como objetivo promover o congraçamento entre os diversos Centros de Equoterapia do Distrito Federal, proporcionando a seus praticantes uma competição saudável e, sobretudo, benéfica e condizente com o trabalho realizado no cotidiano das sessões equoterápicas.

É uma adaptação do hipismo clássico em que praticantes de equoterapia tem a oportunidade de competir conduzindo o cavalo com segurança de acordo com sua capacidade funcional respeitando-se suas dificuldades e proporcionando vivências e superações.

 Também houve a homenagem ao Ten da reserva remunerada, Deosedete, fundador do projeto de equoterapia no regimento que completou 30 anos.

Polícia Militar do Distrito Federal – 214 anos
Muito mais que segurança

 

“É um momento de muita felicidade estar presente nesta data e ser lembrado com tanto carinho”, afirmou o fundador do projeto de equoterapia do Regimento de Polícia Montada.

O cavalo é um instrumento multidisciplinar e interdisciplinar e também ferramenta de inclusão social que aproxima a sociedade e a polícia militar. É ótimo receber esse público todo dentro da nossa unidade, disse o TC Oliveira, comandante do Regimento de Polícia Montada.

 

O Centro de Equoterapia da PMDF – CEPM/DF foi inaugurado no dia 12 de maio de 1993.

Muitas pessoas se dedicaram para que esse método de tratamento fosse implementado na instituição em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atualmente, também podemos contar com a parceria da CABE – Caixa Beneficente da PMDF.

Ao longo desses anos mais de 3000 pessoas foram atendidas.

O CEPM/DF atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiências, transtornos, doenças e diversas condições de saúde como síndrome de Down, paralisia cerebral, transtorno do espectro autista, acidente vascular encefálico e esclerose múltipla.

Atendemos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, policiais militares e seus dependentes e a comunidade em geral.