Moradores do Condomínio Residencial Mansões Itaipu, no Jardim Botânico, receberam na noite desta terça-feira (2) a visita do Comandante do 21º Batalhão, Tenente-Coronel Vieira, para discutir a implantação do Projeto Rede de Vizinhos Protegidos.
O Tenente-Coronel Vieira iniciou a reunião explicando sobre o projeto e a importância do envolvimento da comunidade local em iniciativas que possam ampliar a segurança pública. “A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos. Com a participação dos moradores, podemos ampliar a sensação de segurança no condomínio”, ressaltou o comandante.
Em seguida, o Tenente Lima Santos, responsável pelos projetos sociais do 21º Batalhão, fez uma apresentação com dados estatísticos sobre a segurança pública na área sob responsabilidade da unidade. O objetivo era demonstrar como a interação entre a comunidade e a Polícia Militar pode melhorar a segurança pública.
REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS
A Polícia Militar toma a iniciativa de apresentar a filosofia do projeto, organizar e cadastrar todos os vizinhos interessados em fazer parte da rede. Uma placa de identificação é instalada para indicar que os imóveis daquela região são monitorados pela própria comunidade.
Os integrantes da rede são instruídos a se comunicarem por meio das redes sociais sempre que perceberem algo suspeito e acionarem a Polícia Militar de forma mais ágil, que atuará caso seja necessária a intervenção policial.
Constantemente são realizadas reuniões para avaliar as ações, propor novas estratégias e fortalecer a relação entre a comunidade e a Polícia Militar.