Ocorreu na tarde desta terça-feira (07), nas dependências do 11º BPM em Samambaia, a 1ª Reunião da Rede Social que contou com cerca de 75 participantes, lideranças comunitárias, agentes sociais e integrantes de órgãos e instituições governamentais, tais como MPDFT, NAFAVD, CAPSad, CAPS III, CRAS, CREAS, UAMA, Conselhos Tutelares, Associação Santo Inocentes, Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, Centros de Ensino, PAV, dentre outros.

O Comandante do Batalhão Tc. Alisson Nobre abriu os trabalhos, mostrando aos presentes toda área de atuação do 11ºBPM, bem como a produtividade e as diversas modalidades de policiamento.

O policiamento PROVID apresentou o ciclo da violência doméstica, resumindo que é composto por três fases e é constantemente repetido em um contexto conjugal. A primeira fase é chamada de “aumento da tensão”. A segunda fase é chamada de “ataque violento”. É quando o agressor perde o controle e materializa a tensão da primeira fase, violentando a mulher. Já a terceira fase, mais conhecida como “lua de mel”, é o momento em que o companheiro demonstra arrependimento, promete que a agressão não irá se repetir e busca a reconciliação. Para romper esse ciclo, primeiro é necessário reconhecer os sinais da violência doméstica e suas diferentes formas. Elas estão descritas na Lei Maria da Penha, lei que também determina uma série de mecanismos para resguardar as vítimas, combater a violência e punir o agressor.

Por fim, foram tratados diversos assuntos e definido o próximo anfitrião a receber toda a rede social que será o MPDFT, em 07/03/2023.