O número de furtos e roubos de veículos registrados no Distrito Federal reduziu quase pela metade em quatro anos. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) no ano 2018 a Polícia Militar do Distrito Federal recuperou 1316 carros roubados. A maioria deles é restituída aos donos em 24h.

Em 2019, pelo segundo ano seguido a PMDF registrou 1054 ocorrências. No acumulado a partir de janeiro a julho, a retração é semelhante. Os números de veículos furtados e roubados passaram de 801 no primeiro semestre de 2020 para 685 no mesmo período deste ano. Total de ocorrências foi a menor desde o início em toda série histórica e cerca de 80% dos carros foram recuperados.

As cidades com maior incidência do crime são Ceilândia, seguida por Taguatinga, Samambaia, Plano Piloto, Gama e Planaltina.

O Policiamento orientado pela inteligência da Polícia Militar do Distrito Federal é apontado como essencial para o recorde positivo e a redução dos índices criminais, cujas apurações qualificadas têm permitido identificar e capturar os criminosos responsáveis por este tipo de delito.

A Polícia Militar pede que as vítimas registrem as ocorrências para facilitar a identificação dos suspeitos e a restituição dos veículos recuperados.