O 1° Sargento Almiro de Assis Mariano Pereira, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conseguiu, de maneira heróica e brilhante, salvar a vida de uma bebê recém-nascida, de apenas 17 dias, que se engasgou com leite materno, no dia 29/08 pela manhã. Através de uma ligação telefônica, o Sargento passou as instruções para a mãe, que seguiu o procedimento, fazendo a filha voltar a respirar.

Ela realizou a manobra de “Heimlich”, que consiste em compressões abdominais, para que a criança voltasse ao normal. “Recebi um chamado via 190, de uma mãe em desespero, chorando e pedindo ajuda. Sua filha recém-nascida estava engasgada com leite, foi um ato contínuo. Pedi para a mesma se acalmar enquanto passaria os procedimentos, como sugar levemente as narinas da bebê, com intuito de abrir as vias aéreas”, disse.

Logo depois, o Sargento pediu para que a mãe deitasse a criança de bruços em seu braço, com a cabeça um pouco abaixo de seu corpo, e desse alguns tapinhas em suas costas. Também foi orientado para que a moça virasse a menina, e com as pontas dos dedos levemente entre seu peito, fizesse pressões. “Quando ouvi o choro da bebê continuei acalmando a mãe. No final deu tudo certo, ela voltou ao normal”, concluiu.

O Sargento Mariano encontra-se na reserva remunerada desde junho de 2010, ele retornou ao serviço em setembro de 2019 pelo Contrato de Prestação de Trabalho por Tempo Certo. Sua bravura será sempre lembrada. PMDF, muito mais que segurança.